Novo sistema integra procedimentos acadêmicos da pós-graduação stricto sensu

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O novo Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas – SIGAA atende às demandas específicas da pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) da UFBA.

A possibilidade de realizar todos os procedimentos acadêmicos num único lugar,  com facilidade de acesso e diversidade de funcionalidades para todos os envolvidos nas atividades dos cursos de pós-graduação stricto sensu já é realidade na UFBA. Desde o dia 4 de dezembro, o novo Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas – SIGAA está em utilização pela Superintendência Acadêmica (Supac), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG)  e Coordenações de Pós-Graduação, que estão configurando o novo sistema de acordo com as características dos programas que oferecem mestrados e doutorados. “Por isso, não é mais possível acessá-los pelo Sistema Acadêmico (SIAC), que foi idealizado para os cursos de graduação e não atende a todas as especificidades dos processos da pós-graduação”, explica a assessora do gabinete da reitoria para assuntos de tecnologia da informação, Fabíola Greve.

O novo sistema, que atende às demandas da pós-graduação em relação ao calendário acadêmico, registro de atividades, matrícula e diplomação, foi aberto para os docentes na quarta-feira da semana passada, 12 de dezembro, para que possam planejar as atividades para o primeiro semestre letivo de 2019. Eles poderão usar a ferramenta a fim de criar planos de aulas, lançar notas e frequência e gerir as atividades dos discentes, através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem pleno.

Além disso, o SIGAA também permite que os orientadores acompanhem com mais proximidade o percurso formativo de seus orientandos. O portal do programa UFBA SIM está disponível para os professores conhecerem mais sobre o SIGAA, e contempla manuais, capacitação e vídeos informativos, perguntas e respostas, além de um serviço de apoio ao usuário, através do e-mail helpdesk@ufba.br.

A partir de 2 de janeiro de 2019, através do Portal Discente, os estudantes da pós-graduação stricto sensu começarão a ter acesso ao SIGAA e poderão realizar a matrícula para o o próximo semestre, o chamado 2019.1. Serão possíveis trâmites que vão desde a seleção até a emissão do diploma, passando pela realização de matrícula, planejamento e definição de bancas. As instruções de acesso e orientações sobre como usar o ambiente serão enviadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFBA) por e-mail para todos os estudantes desses cursos, portanto, é necessário que estejam atentos às mensagens e, se tiverem necessidade de realizar alguma ação da vida acadêmica, solicitar diretamente à secretaria de seu respectivo colegiado.

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Com a ferramenta “Turma Virtual”, o sistema disponibiliza recursos para ampliar o contato entre professores e estudantes.

Novidades e facilidades
Entre as principais novidades que o sistema oferece estão calendários diferentes para a graduação e a pós-graduação stricto sensu, com a possibilidade de uma programação de acordo com o calendário da CAPES/Bolsas; canais para orientação dos procedimentos acadêmicos (matrícula, trancamento, etc.) com apoio do sistema; acompanhamento do cumprimento da grade para realização da defesa de dissertações e teses (eliminando o problema de defender o trabalho final sem  integralização curricular); componentes curriculares com tipos mais flexíveis; ferramentas para facilitar a comunicação (portal web, interface móvel, avisos no login do sistema e turma virtual, com possibilidades de aviso no twitter); login individualizado e unificado para melhoria na auditoria, controle de acesso e segurança, menor número de senhas; e definição da banca, convocação, atas, emissão de  certificado de participação. O ambiente também assegura a seleção automatizada até o processo de qualificação e defesa.

O sistema também disponibiliza recursos para ampliar o contato entre professores e estudantes. Há uma intercessão entre os portais docente e discente que dará origem à ferramenta “Turma Virtual”, um ambiente de aprendizado com recursos multimídia e canais de comunicação para compartilhamento de conteúdo, plano de aula, bibliografia e caderneta eletrônica com notas e frequência.
A implantação do SIGAA para os cursos de mestrado e doutorado faz parte do Programa UFBA SIM (Sistemas Integrados e Modernos), que investe em novas tecnologias da informação para aprimorar os procedimentos e rotinas na universidade. O SIGAA foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, para a sua implantação na UFBA, passou por validação de funcionalidades, customização, melhorias e adequação à legislação e aos processos da universidade.

Para a graduação e o lato sensu – cursos de pós-graduação em formato de especialização – o sistema acadêmico continua sendo o SIAC.

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