Homenagem: professor Guilherme Radel fala sobre fundação da Apub

Professor emérito da UFBA e presidente fundador da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub Sindicato), Guilherme Requião Radel faleceu esta semana, deixando um legado em múltiplas atividades como escritor, engenheiro, professor, empresário e pecuarista. Nascido em 7 de fevereiro de 1930, em Itapagipe, Salvador, Guilherme formou-se em engenharia civil e engenharia elétrica na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde também foi professor e presidiu o Instituto Politécnico da Bahia.

Como escritor, publicou, entre outros, os livros A Cozinha Sertaneja da Bahia, A Cozinha Praiana da Bahia, A Cozinha Africana da Bahia e A Doçaria da Bahia. Suas obras realizam “um painel geral da cozinha baiana, abordando de forma leve, mas com profundidade, tópicos históricos, sociológicos, etnológicos, econômicos, ecológicos e científicos”, o que o levou à Academia de Letras da Bahia. Na área técnica, escreveu obras como “A obra pública ou um dos diálogos que Platão não escreveu”, que se tornou um clássico entre as publicações técnicas, e “Construções de pequenas barragens”, “Modelo agropecuário resistente às secas”, “O búster e a sua aplicação”, “Posicionamento da E.T.A. Em sistemas de abastecimento de água”.

No vídeo, realizado em comemoração aos 50 anos da Apub, Radel conta como surgiu o sindicato e foi levado a primeira presidência.