Debates e acolhimento aos novos estudantes marcam início do semestre letivo

Download PDF
Estudantes da Faculdade de Comunicação participam da já tradicional Semana de Cultura e Comunicação

Estudantes de Jornalismo e Produção Cultural na Semana de Cultura e Comunicação

A abertura do semestre letivo na UFBA, na segunda-feira, 18, trouxe uma série de atividades organizadas para receber os novos estudantes que ingressam nos 88 cursos de graduação da universidade. A vasta programação abriu espaço para debates de temas relevantes e atuais de cada área do conhecimento e para shows e atividades lúdicas, como gincanas e passeios pelos campi.

Mas atenção, ainda há atividades programadas para a semana de 25 de fevereiro. Por exemplo, os estudantes da graduação em Filosofia vão ter oportunidade de assistir aula magna da professora Nancy Mangabeira Unger sobre “A urgência do pensar”, na segunda-feira, 25, às 10 horas, na sala de videoconferência da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails: colsofia@ufba.br e petfilosofia@ufba.br.

Os eventos foram muitos nos dias anteriores. Na Faculdade de Comunicação (Facom), os novos estudantes de jornalismo e produção cultural  foram recepcionados com a Semana de Cultura e Comunicação, entre 18 e 22 de fevereiro, preenchida por debates, mostra audiovisual e oficina de edição de vídeos.

“É um evento importante, construídos por estudantes para estudantes, no qual compartilhamos nossas vivências com os alunos que chegam do ensino médio para um período de quatro anos de muitos desafios. Apresentamos esse mundo que é a universidade e a importância de ocupar esse lugar”, disse Roberto Júnior, estudante do 7º semestre de Produção Cultural e coordenador executivo do Centro Acadêmico da Facom, organizador do evento.

Os debates tiveram as contribuições dos representantes do movimento estudantil Neto Tiffani, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFBA), e Dennise Ramos, coordenadora de Universidades Públicas da União Nacional dos Estudantes (UNE), que participaram da mesa de abertura do evento. A programação incluiu o debate sobre os desafios dos comunicadores no Brasil pós-golpe, com o professor Giovandro Marcus, da Facom, e Caroline Vieira, do programa Soterópolis, na quarta-feira, 20, às 10 horas; e a mesa sobre o mercado de trabalho em jornalismo e produção cultural, com a a jornalista Linda Bezerra e a produtora cultural Flávia Santana, na sexta-feira, 22, às 10 horas.  A festa de encerramento foi programada também para a sexta, 22, com um evento musical, o Karaocom, no Clube Bahnhof, no Rio Vermelho.

Atividades artísticas fazem parte da programação na primeira semana de aulas

Atividades artísticas na programação na primeira semana de aulas

A aula inaugural do semestre na Escola de Nutrição abordou o direito humano à alimentação adequada e saudável, reação à recente extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Responsável por assessorar a presidência da república no controle social das políticas de segurança alimentar e nutricional, o colegiado foi extinto pelo governo federal por meio da Medida Provisória (MP) 870.

Participaram do debate sobre os efeitos dessa medida a professora Sandra Chaves, da Escola de Nutrição, Carlos Eduardo Leite, coordenador geral da Ong SASOP e membro do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia, e Alberto Viana pesquisador, ativista e coordenador do Movimento Slow Food em Salvador. O evento foi promovido em parceria com o Programa de Pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da UFBA.

A congregação da Escola de Nutrição emitiu no último dia 13 nota em defesa do Conselho e do direito humano à alimentação adequada e saudável, manifestando sua consternação.

“A Escola de Nutrição da UFBA reafirma seu comprometimento com a formação de nutricionistas e gastrônomos, docentes e pesquisadores nas áreas de alimentação, nutrição e gastronomia. Também procura desenvolver estudos, ações de extensão e pesquisa comprometidas com os valores éticos e humanísticos da sociedade em favor da promoção da justiça social e combate às desigualdades. Desta maneira, imbuída desse compromisso, é que a Escola de Nutrição da UFBA se coloca em defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e, portanto, contrária à extinção do CONSEA”, diz a nota, ressaltando ainda que o retorno do país ao Mapa da Fome está sendo colocado em perspectiva neste momento, e, por isso mesmo, é fundamental existência e o funcionamento do Conselho na forma pensada e construída pela sociedade brasileira.

Escola de Dança reunirá trabalhos apresentados no último Painel Performático

Escola de Dança reuniu trabalhos apresentados no último Painel Performático

No Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), os estudantes dos quatro Bacharelados Interdisciplinares organizaram uma semana especial para receber os calouros. Na Recepção Unificada Interdisciplinar (Reuni), de 18 a 22 de fevereiro, no campus de Ondina, foram abordados temas como assistência estudantil, saúde mental, combate a opressões e questões pertinentes ao período de entrada na universidade, esclarecendo dúvidas comuns sobre os cursos e o funcionamento da universidade.

Na Faculdade de Arquitetura, a Semana de Calouros 2019, a Calourosa, incluiu  oficinas, conferências, atividades artísticas e culturais, entre muitos momentos de integração entre os estudantes veteranos e calouros para tirar dúvidas, conversar sobre o curso e a dimensão política da profissão.

Sustentabilidade, tecnologias inovadoras e mercado de trabalho foram alguns dos temas  discutidos, em paralelo a rolês por ruas e construções com grande valor arquitetônico e histórico, visitas guiadas às obras de Lina Bo Bardi, a ladeiras do Pelourinho e seus casarões, e ao Subúrbio Ferroviário.

Na Faculdade de Arquitetura, a Semana de Calouros promove debates e atividades culturais para integras os novos estudantes

Na Faculdade de Arquitetura, a Semana de Calouros promove debates e atividades culturais para integrar os novos estudantes

A semana contou ainda com uma Mostra Artística organizada pela Escola de Dança para reunir trabalhos apresentados no último Painel Performático. Foi mais uma chance de conferir apresentações dos alunos no Teatro do Movimento, nos dias 20 e 21.

Um evento importante foi promovido pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), ao apresentar as mais de 20 modalidades de benefícios para auxiliar na permanência qualificada dos estudantes.

Na verdade, trata-se de uma oportunidade para os novos estudantes conhecerem os serviços, bolsas e apoios da política de assistência estudantil da UFBA. O Proae explica teve duas edições na quarta-feita,  20, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, no auditório do Pavilhão de Aulas da Federação – PAF V.

Cássia Maciel, pró-reitora de Assistência Estudantil, destaca mais de 20 modalidades de benefícios referentes a serviço de alimentação, auxílio transporte, auxílio moradia, entre outros

Cássia Maciel: mais de 20 modalidades de benefícios aos estudantes

A equipe da Proae apresentou os editais de seleção para benefícios no atual semestre e elucidou as dúvidas dos estudantes. Auxílio transporte, alimentação e moradia, são alguns dos benefícios que podem ser pleiteados. Também existem editais específicos para auxílio a estudantes com necessidades educativas especiais e para acesso aos serviços de residência universitária e creche da UFBA. As condições de elegibilidade aos editais e os prazos de inscrição podem ser acessados através da página da Proae.

“São mais de 20 modalidades de benefícios para assegurar uma permanência qualificada aos nossos estudantes para que possam entrar na universidade e concluir os seus cursos”, destacou a pró-reitora de Assistência Estudantil Cássia Virginia Maciel. Tão importante quanto a política de acesso dos estudantes à universidade é a garantia de sua permanência por meio de estratégias de acolhimento e aprofundamento das ações afirmativas, explica a pró-reitora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website