Já vão começar os cursos de pós-graduação lato sensu a distância

Download PDF

Dez cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Direito, Educação, Saúde, Tecnologia e Administração serão ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD), pela UFBA, neste primeiro semestre de 2017. Ao todo, serão 1.980 vagas de especialização com a vantagem de que o estudante pode acompanhar as atividades sem precisar deslocar-se para a Universidade, já que, praticamente todo o curso acontece por intermédio da plataforma online, informou a superintende de Educação a Distância da UFBA (SEAD/UFBA), Márcia Rangel, salientando que também é uma oportunidade para profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

Os cursos a distância oferecidos pela SEAD/UFBA têm o objetivo de atender à demanda de formação e especialização de professores que atuam no ensino público fundamental e médio, gestores da administração pública e demanda social do público geral. Entre as opções estão sete novos cursos: Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais (150 vagas); Educação em Direitos Humanos (120 vagas); Produção de Mídias para Educação Online (240 vagas); Educação em Gênero e Direitos Humanos (240 vagas); Saúde Coletiva, área de concentração em Saúde da Família (160 vagas); Gênero e Diversidade na Escola (100 vagas); Atividade e Saúde no Contexto da Educação Básica (90 vagas) e Gestão de Pessoas com ênfase em formação de Competências na gestão pública (200 vagas), além de três cursos que já são normalmente ofertados: Ensino da Filosofia no Ensino Médio (200 vagas); Ensino da Sociologia no Ensino Médio (280 vagas) e Gestão Pública Municipal (200 vagas).

Nos próximos dias, os editais serão publicados e disponibilizados no site da SEAD (https://sead.ufba.br/), orientando para o processo seletivo que acontecerá no mês de marco. A previsão é de que o início das aulas seja em maio de 2017 e o encerramento aconteça em maio de 2019. Grande parte das atividades acontecerá no ambiente digital, usando a plataforma Moodle (AVA) que pode ser acessada pela Internet no www.moodle.ufba.br, informou Rangel. Apenas alguns encontros presenciais destinados às aulas complementares e avaliações e são realizadas num polo presencial, numa frequência a ser definida pelo coordenador do curso.

A Educação a distância na UFBA

A preocupação com um novo modelo educacional, incluindo a informatização do ensino e a educação a distância, instalou-se na UFBA, em 1999, com o projeto institucional UFBaNET. Nos anos 2000-2002, a UFBA coordenou o projeto REMA (Rede Metropolitana de Alta Velocidade), consórcio que envolvia seis instituições na  montagem e funcionamento de uma rede de alta velocidade e suas tecnologias, além das aplicações que fariam uso dessa rede.

Nesse cenário, foi proposto o ABRA – Ambiente Brasileiro de Aprendizagem, ambiente de suporte à aprendizagem via Internet, com a criação de um software de uso livre e de baixo custo, que permitisse a entidades carentes de recursos financeiros o uso dessa plataforma de aprendizagem. Em 2000 e 2001, foi desenvolvido no Instituto de matemática, o protótipo de um Curso de Atualização em Matemática, destinado aos professores de escolas públicas baianas com duas turmas de alunos – uma em Salvador e outra em Barreiras.

O Instituto de Letras, em parceria com o Instituto Goethe, iniciou em 2003, curso de língua alemã a distância, para professores que atuam nessa área e a Faculdade de Arquitetura disponibilizou o LCAD, um sofisticado laboratório de computação gráfica, o qual já foi responsável por um curso de especialização: Superfícies Geométricas, numa proposta de educação a distância.

Em 2005 entrou no ar, com projeto financiado pelo Ministério da Saúde, o Portal NetEscola de Saúde Coletiva. Em 2006, a UFBA iniciou suas atividades junto ao Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil, participando de cursos de formação continuada, com o apoio da SECAD – Secretaria de Alfabetização e Diversidade do MEC, e preparando o curso de Licenciatura em Matemática a distância.

A estruturação física referente à EAD era uma necessidade estratégica para que o fomento aos cursos pudesse acontecer. Essa estruturação física foi sendo gradativamente implantada através de investimentos próprios, aos quais vieram se somar diversas ações de apoio financeiro para a aquisição de equipamentos por parte do Sistema UAB, então desenvolvido pela SEED – Secretaria de Educação a Distância do MEC.

Diante da necessidade, foram adquiridos móveis, computadores para laboratórios de informática e servidores para atender às demandas do ambiente virtual de aprendizagem e aprimoramento da plataforma Moodle pelo antigo Centro de Processamento de Dados (CPD) a fim de estimular e oferecer apoio técnico e pedagógico à criação e desenvolvimento de cursos e atividades de formação a distância, dentro e fora do Sistema UAB.

Desde então, os cursos funcionam alicerçados em três pilares: (1) ambiente virtual; (2) material didático e (3) tutoria. O ambiente virtual utilizado é a plataforma Moodle, instalada e aperfeiçoada pela equipe do Projeto EAD da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). A UFBA realiza diversos cursos com atividades em 25 polos presenciais espalhados pelos territórios de identidade do Estado da Bahia e atendeu a cerca de dois mil alunos.

18 thoughts on “Já vão começar os cursos de pós-graduação lato sensu a distância

  1. Pessoal
    Deveria ser feita divulgação e esforço para realização da segunda Turma de Especialização em Segurança de Barragens (apesar de que ainda não foram emitidos os certificados para nós da primeira turma).

    • Prezado Sr. Ruben

      Diante da crescente demanda por profissionais qualificados na área de Segurança de Barragens, a Universidade Federal da Bahia promove a segunda turma do curso de Especialização em Segurança de Barragens: Aspectos Técnicos e Legais.É importante salientar que nesta próxima turma foi inserida uma disciplina de Barragem de Rejeito.

      O formato da Especialização será com 4 encontros presenciais, sendo 3 com duração de uma semana e o 4° encontro com duração de dois dias para apresentação das monografias pelos alunos. Três encontros ocorrerão em Salvador e um encontro em Foz de Iguaçu (Itaipu). Durante a especialização o aluno será acompanhado com atividades orientadas na plataforma Moodle.

      Informações: cursobarragem@gmail.com

  2. Prezados!

    Tenho interesse em cursar Educação em Gênero e Direitos Humanos, sou graduada em Gestão de Cooperativas pela UFRB.
    A informação que recebi é que as inscrições iniciariam hoje, mas não encontrei os editais.
    At.

  3. Parabéns a UFBA seus regentes, reitores e todos os gestores pela magnífica iniciativa. Creio que nosso Estado se beneficiará com mais essa ação que mostra a preocupação e compromisso que essa instituição e seus gestores tem com aquilo a que se propôs.

  4. Bom dia! Gostaria de saber quais os requerimentos para participar?

  5. Bom Dia!
    Gostaria de saber quando iniciará a inscrição?

  6. Gostaria muito de fazer esse curso como posso mim inscrever. ?

  7. Boa noite!

    Gostaria de saber o valor dos cursos ( Educação em Direitos Humanos e Educação em Gênero e Direitos Humanos) e como faço para ingressar em um dos mesmos.

  8. Aguardando ansiosamente pela abertura do curso “Gestão de Pessoas com ênfase em formação de Competências na gestão pública”

  9. À, UFBA, está inovando cada vez mais.. aprimorando e facilitando o; acesso de pessoas aos conhecimentos. Essa, iniciativa é bastante positiva por que, é possível implementar os estudos aonde quer; que o aluno esteja. Preciso saber se, você for licenciado e mesmo que não esteja atuando se posso fazer, seleção para esses cursos de; Pós graduação? aguardo resposta. Att!

  10. Como faço para fazer a inscrição do curso de pós graduação da UFBA?

  11. Bom dia!
    Quando serão abertas as inscrições para a pós graduação EAD? e onde efetuar a matricula ?

  12. Como faço para concorrer a uma vaga de pós-graduação da EaD da UFBA?

  13. Quando iniciarão as inscrições para os cursos de pós-graduação ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website