Sessão especial celebra os 128 anos da Faculdade de Direito

A Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia celebrou, na manhã de segunda-feira, 15 de abril, a data em que completou 128 anos de fundação, sendo assim a terceira mais antiga instituição de ensino de direito do Brasil e primeira da República. A cerimônia ocorreu no Espaço Cultural Raul Chaves da faculdade. Marcou o evento a Aula Magna do professor João Carlos Salles, reitor da UFBA. (Leia, nesta edição, comentário de Mariluce Moura.)

No dia 15 de abril de 1891, às 12 horas, em sessão solene aberta pelo diretor, Dr. José Gonçalves da Silva – primeiro governador eleito do Estado – a Faculdade Livre de Direito da Bahia foi instalada no segundo andar do prédio de aluguel sito na Ladeira da Praça n. 19. Reconhecida, já na vigência da primeira Constituição republicana, pelo Decreto n. 599, de 18 de outubro de 1891, do Governo Federal, foi, afinal, federalizada pela Lei n. 3.038, de 19 de dezembro de 1956.

whatsapp_image_2019-04-16_at_08.26.10_2

Bruno Lage (Defensoria Pública da União), Júlio Rocha (Diretor da FDUFBA), João Carlos Salles (Reitor da UFBA) e Luiz Viana (Ordem dos Advogados do Brasil)

Estiveram presentes à comemoração o chefe da Defensoria Pública da União, Bruno Lage, o presidente em exercício da OAB Federal, Luiz Viana, a deputada estadual Olivia Santana, o vice-reitor Paulo Miguez, pró-reitores, diretores e vices, membros da congregação da Faculdade de Direito, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. Para Luiz Viana, “a história da Faculdade de Direito é prova da excelência da universidade pública e garantia de que está comprometida com o Estado Democrático de Direito”.

O diretor da faculdade, Júlio Cesar de Sá da Rocha, destacou: “A Graduação de Direito possui em torno de 2.500 alunos e avaliações institucionais positivas com recebimento do Selo OAB em todas suas edições. O Programa de Pós-Graduação alcançou conceito de excelência na CAPES, avançando na internacionalização e oferecimento de Doutorado Interinstitucional (DINTER) e Mestrado interinstitucional (MINTER) com apoio na formação de docentes em instituições de ensino superior da região Nordeste.”

Representantes do Centro Acadêmico Ruy Barbosa lançaram aplicativo on line para comunidade acadêmica. O evento teve participação do Madrigal da UFBA que executou músicas diversas e encerrou com o hino nacional.

Com informações da Faculdade de Direito da UFBA

whatsapp_image_2019-04-16_at_08.25.59_0