Guia orienta sobre direitos e deveres dos servidores da UFBA

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Material foi lançado em outubro de 2018 e está disponível no site da Prodep.

Sempre que um novo servidor – técnico-administrativo ou docente – ingressar no quadro fixo da UFBA, uma recepção calorosa e informativa deverá estar pronta para recebê-lo. Com esse objetivo, o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT) da Coordenação de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) elaborou o Programa de Acolhimento e Acompanhamento ao Servidor UFBA e assim recepcionou o último grupo de servidores aprovados em concurso, que ingressou na Universidade, no ano de 2018.

Dentre os produtos apresentados durante o acolhimento, o Guia do Servidor é o material de maior destaque, pois apresenta os direitos e deveres em relação à UFBA, baseado em várias leis federais.  Segundo a assistente social do NQVT, Rosane Santana Rodrigues Pereira, o material “é muito importante para o servidor já que é bastante elucidativo e supre a carência existente por um material compilado com informes diversos para o servidor”.

O volume de 74 páginas traz informes de leis, emendas constitucionais, decretos, pareceres, portarias normativas e resoluções de vários órgãos, em linguagem fácil e esclarecedora.  Além disso, tem um caráter inovador, destaca Rosane, “já que não existia nenhum material similar em nossa Universidade para solucionar dúvidas e questões elaboradas com frequência, tanto pelos recém-chegados quanto por servidores antigos”.

Lançado no mês de outubro do ano passado, durante a Semana do Servidor, o guia foi concebido por um grupo de trabalho coordenado pela assistente social, com a participação de representantes dos diversos Núcleos da Prodep, que elaborou o Programa de Acolhimento e Acompanhamento ao Servidor. O trabalho durou cinco meses e analisou as necessidades dos servidores, em relação a informações acerca de direitos, deveres e orientações administrativas, com a finalidade de ampliar conhecimento e torná-los mais acessíveis, contou Pereira.

Rosane Pereira - assistente social Prodep

A assistente social da Prodep, Rosane Santana Rodrigues Pereira, em evento de acolhimento aos novos servidores.

Este Guia do Servidor UFBA “veio suprir uma lacuna para informar e dar acesso às informações e direitos de forma prática para todos os servidores, nos diversos níveis. Sua leitura e apreciação devem promover reflexões sobre o que significa ser servidor público numa Universidade Pública Federal Brasileira”, afirmou a servidora. O material apresenta desde o histórico da formação da UFBA, passa pelos valores, organograma e estatísticas, aquisição de e-mails institucionais e vai detalhes sobre vencimentos, férias, licenças, afastamentos, progressão e aposentadoria.

A compilação está disponibilizada online, no site da Prodep, com controle de acesso que mostra a quantidade de visualizações, que está na casa dos 400 visitantes por mês. Também há um espaço para o servidor avaliar o material e dar sugestões, que são analisadas separadamente. De acordo com Rosane, “as manifestações na avaliação presente no site têm demonstrado uma reação positiva e aqueles que fazem a apreciação pessoalmente, expressam o quanto o Guia do Servidor UFBA veio servir como bússola para quem, até então, não tinha informações concentradas em um material”, atestou ela.

Foram realizadas pesquisas prévias, buscando por informações nos diversos órgãos, núcleos e unidades da UFBA. A redação do texto ficou sob a responsabilidade da profissional de serviço social; a diagramação e projeto gráfico foram elaborados pelo estagiário de Design Yago Vieira; e a revisão foi feita pelos membros do grupo de trabalho e da gestão da unidade de pessoas da UFBA. Acesse o guia pelo link: https://prodep.ufba.br/guia-servidor-ufba

 

 

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