Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão 2019 deverá ser o maior já realizado

Download PDF

498_congressoufba2019_0O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019, que acontece entre 29 e 31 de outubro, deverá ser o maior da história da Universidade. Encerrado o prazo para submissões de trabalhos de estudantes bolsistas, o total chegou a 3.803, número mais de 20% superior ao registrado no ano passado.

A partir de agora, até o dia 19 de agosto, estudantes, técnico-administrativos e docentes poderão submeter propostas de mesas, apresentações artísticas e oficinas, através do site www.inscricaocongresso2019.ufba.br. Por fim, serão abertas as inscrições ao público em geral, a partir do dia 01 de setembro.

Do total de trabalhos submetidos, a expectativa da organização é de aprovar 3.500, cerca de 800 a mais do que no ano passado. A parcial de inscritos (4.666 até o momento) indica que o total de participantes, neste ano, deve superar os 13.437 do ano passado.

“Em um momento adverso como esse, temos que nos esforçar para mostrar ainda mais a grandeza de nossa pesquisa, ensino e extensão, fazendo o maior Congresso de nossa história”, afirma o reitor João Carlos Salles.

Por conta da forte restrição orçamentária imposta à Universidade, a organização contará com o trabalho inteiramente voluntário do corpo de monitores e não confeccionará itens como camisetas e kits para os participantes. “Esse Congresso vai exigir de todos nós uma mobilização ainda maior, para enfrentarmos os desafios, mostrando uma UFBA viva e em pleno movimento”, afirma Guilherme Bertissolo, coordenador de produção e difusão da Pró-reitoria de Extensão.

Outra novidade deste ano será o convite à participação de representantes de outras universidades federais brasileiras, conferindo dimensão nacional ao evento.

O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão é um espaço de reflexão ampliada e aprofundada sobre a Universidade, sobre suas heranças e perspectivas e seu papel social, favorecendo o estabelecimento de políticas mais bem definidas para as diversas dimensões da UFBA. O evento propõe um espaço de interlocução entre os mais diversos saberes produzidos nos programas de assistência estudantil e de fomento à pesquisa, extensão e ensino na UFBA, associando-se ao movimento que reverberou na instituição durante os Congressos realizados em 2016, 2017 e 2018.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website