Rede de tecnologia liderada pela UFBA completa 10 anos atendendo Salvador

Os dez anos de existência da Rede Metropolitana de Salvador (Remessa) – rede de alta tecnologia que conecta instituições acadêmicas de pesquisa, de saúde e de serviços – foram celebrados como um marco da atuação da UFBA em favor de vários segmentos da sociedade em que está inserida. De acordo com o vice-reitor, Paulo Miguez, “comemorar uma década dessa estrutura, a serviço do desenvolvimento da pesquisa e tecnologia em nosso Estado, reafirma o compromisso de nossa universidade com um projeto de futuro”.

A Remessa, que é liderada pela UFBA, através da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), leva dados em alta velocidade (de 1 a 10 gigabits por segundo) para universidades,  centros de ensino e pesquisa, incluindo hospitais. A rede também atua por meio de parcerias e de diversas redes corporativas no âmbito dos governos federal, estadual e municipal.

Segundo a coordenadora de projetos especiais da STI, Claudete Alves, à frente da Remessa, a topografia da rede é formada por anéis óticos que conectam 37 instituições por 300 quilômetros de cabeamento de fibra ótica. “É uma rede comunitária, participativa, de ponta e já consolidada, cujo modelo de gestão é pautado na transparência”, disse.

Ao longo desses dez anos, a Remessa expandiu-se e englobou diversas outras instituições além das originárias, consolidando-se como a infraestrutura mais avançada de rede em Salvador e uma das referências nacionais na área. De acordo com Alves, “nesse período, a rede melhorou a qualidade da infraestrutura no uso de aplicações avançadas, reduziu custos e possibilitou um aumento da velocidade em mais de 100 vezes, desde sua origem, através do projeto nacional Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), sob coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)”.

Para o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, “a Remessa está entre as melhores redes nacionais. Sua essência do que é a pesquisa e o trabalho entre as comunidades geram um valor inestimável para o desenvolvimento econômico, social e científico do Estado”. Simões destacou o papel fundamental das atividades da Remessa “para as visões de futuro e impulso à ciência, tecnologia e educação para todos”.

Em concordância, o diretor da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Cláudio Maltez, reconheceu que o momento de celebração traz uma grande satisfação, já que “a Remessa é de grande importância para a prefeitura de Salvador, desde os grandes até os pequenos projetos realizados”. Ele reafirmou que “todos contam com a infraesturura dessa rede”.

A cerimônia, realizada nessa semana no salão nobre da Reitoria, também contou com uma apresentação musical do Coro Juvenil Neojibá, interpretando o Hino à Alegria de Beethoven.  Enquanto os cantores estavam presentes na Reitoria, os músicos da Orquestra Juvenil da Bahia executavam o acompanhamento de um salão, no Parque do Queimado, na Lapinha, conectados através da Remessa. Claudete destacou que essa apresentação só foi possível devido à alta velocidade da rede para aplicações avançadas, que reduz imensamente o delay (atraso em transmissões via internet).

CRÉDITOS DO VÍDEO

REPORTAGEM
JOSEMARA VELOSO

PRODUÇÃO