Fábrica de Ideias: curso avançado de estudos étnicos e raciais celebra 20 anos

fb-capaA Fábrica de Ideias, um curso avançado em estudos étnicos e raciais liderado pela UFBA que envolve pesquisadores e estudantes de instituições do Brasil e do mundo, celebra 20 anos mostrando que suas engrenagens estão longe de enferrujar. A reflexão crítica e comparativa sobre contextos sociais os mais diversos é a mola propulsora desse curso, que, em anos anteriores, já aconteceu em Portugal, Rio de Janeiro, Maranhão e Macapá. A UFBA, que mais de uma vez abrigou o evento, volta a ser sede do curso, entre 26 de agosto e 06 de setembro.

Nos 12 dias de aulas da edição deste ano, a Escola Doutoral Avançada em Estudos Étnicos e Africanos, como também é conhecida a Fábrica de Ideia, traz nomes de peso para discutir o tema “A Nova Era dos Extremos” –  mesmo título da obra do historiador Eric Hobsbawm, que descreve o século marcado por duas grandes eras: a da catástrofe (de 1914 a 1948) e a de ouro (de 1949 a 1973). Um dos atrativos desta edição será a presença da antropóloga da Universidade de Nova Delhi, na Índia, Subhadra Mitra Channa, que, além de ministrar aulas na Fábica, dará um minicurso em 5 sessões, de 9 a 13 de setembro (veja a programação abaixo).

Na interpretação do professor de antropologia da UFBA Livio Sansone, idealizador e coordenador do evento, cem anos depois da primeira Guerra Mundial, parecem surgir novos nacionalismos, novos exageros que “coloca[m] novamente em discussão o convívio entre as nações”. Na avaliação de Sansone, “vivemos uma nova agressividade, uma destruição da diplomacia, na qual negociação e moderação parecem deixar de ser atributos positivos”, algo que “é muito grave”, assegura ele, que coordena a Fábrica de Ideias desde o início, no Rio de Janeiro, em 1998.

livio-sansone

Livio Sansone coordena a Fábrica de Ideias desde seu início, há 20 anos

Sansone, que também é pesquisador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-Orientais (Pós-Afro/CEAO) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, destaca a necessidade de entender o que está acontecendo no Brasil e em outros países, comparando o pensamento sobre as novas formas de populismo e a ascensão da ultradireita em diferentes partes do mundo.

“É urgente investigar como os novos governos populistas afetam e possivelmente alteram a estrutura das desigualdades, os processos de formação de identidade e de classe de grupos subalternos e a construção de tipos mais abrangentes de identidade coletiva. Quem são os vencedores e perdedores nesses processos? Precisamos escrutinar os contextos de diversos países afetados (Índia, Filipinas, Colômbia, Estados Unidos, Brasil, países europeus e outros)”, afirma o site do evento, que, por sinal, faz um belo passeio pela história da Fábrica.

Na opinião de Sansone, o projeto também incentiva o processo de internacionalização da UFBA, sendo um importante motor de intercâmbio de saberes. Além de ministrar aulas, os professores da Fábrica de Ideias auxiliam os alunos nos projetos de pesquisa. Muitos mantêm contato com os professores durante a realização de suas pesquisas, ampliando o contato para além do curso.

O Centro de Estudos Afro Orientais, localizado na Praça General Inocêncio Galvão, 42, no Dois de Julho, irá receber o evento, que, em edições passadas, já contou com nomes como Angela Davis entre seus palestrantes. Ao longo de 20 anos, participaram da Fábrica de Ideias mais de 1500 estudantes inscritos, pós-graduandos de distintas áreas e continentes, de pontos mais extremos como o Timor Leste, inclusive estudantes Dalits da Índia, por exemplo, além de mais de 150 investigadores de renome internacional, na condição de professores e professoras do curso. A Escola Doutoral soma também 300 dias de aulas intensivas, 2400 horas aulas, rodas de conversas e discussão de projetos.

Confira a programação:

eduardo-esteproProgramação – 26 de Agosto

Tema: Ideología de género, irrupciones cristianas y derechización en Colombia

Professor: Dr. Eduardo Restrepo Pontificia. Universidad Javeriana/Bogotá, Colombia

fb-rosanaProgramação – 27 de Agosto

Tema: Passado e presente do autoritarismo e conservadorismo no Brasil

Professora: Dra. Rosana Pinheiro-Machado. Universidade Federal de Santa Maria/ RS

fb-ariesProgramação – 28 de Agosto

Tema:  Populism, Mass Mobilization and Democracy in Southeast Asia

Professor: Dr. Aries A. Arugay. University of the Philippines-Diliman

Local: Cachoeira, Bahia.

fi-elisio-macamoProgramação – 29 de Agosto

Tema: O mito do ditador benevolente: Da tirania da pesquisa aplicada nos Estudos Africanos

Professor: Dr. Elisio Macamo. University of Basileia

fb_subhadra.channaProgramação – 30 de Agosto

Tema: Gender, Caste and Nationalism in South Asia: social imagination and constructed realities.

Professor: Dra. Subhadra Mitra Channa. University of New Delhi

fb-marcoProgramação – 1 de Setembro

Tema: From liberals to neoconservatives: transnational radical cultural changes

Professor: Dr. Marco D`EramoI do jornal II Manifesto

Programação – 2 de Setembro

Tema: Universidades e Racismo: crise da autonomia e a pesquisa no campo dos Estudos Étnicos e Africanos

Professor: Dra. Rita Dias/ UFRB • Dr. Antonio Evaldo / UFMA • Dr. José Raimundo Santos/ UFRB

Programação – 5 de Setembro

Tema: Acesso e permanência de vulneráveis em tempos de neofascismo: gênero, sexualidades e raça em perspectiva.

Professor: Dra. Jamile Borges/ UFBA • Dra. Dyane Britto/ UFRB • Dr. Osmundo Pinho / UFRB