Pesquisadores da UFBA atraem para Salvador quatro grandes eventos da ciência da computação

bracis-paineis

Apresentação de painéis, no Hotel Mercure

Tida como ficção num passado não tão distante, a inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. A IA ganhou força sobretudo nos anos 1970, e atualmente alcança população, indústria e Estado, além de estar presente na agricultura, segurança, saúde, educação e entretenimento.

De olho nas transformações da inteligência artificial e computacional, a 8ª Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (Bracis) reuniu cerca 400 pesquisadores nacionais e internacionais para discutir questões técnicas, econômicas, políticas e éticas da área, em Salvador, no Hotel Mercure, nos dias 15 a 18 de outubro. O evento é uma das quatro grandes conferências da área de ciência da computação que, neste anos, acontecem em Salvador, tendo entre os organizadores pesquisadores do departamento de ciência da computação da UFBA.

Os trabalhos do evento envolveram robótica, dados abertos, reconhecimento facial, aprendizado de máquinas, entre outros. “Pensamos aqui problemas atuais e projetos de inteligência artificial para o futuro. Queremos instrumentos que auxiliem a sociedade, mas também estamos preocupados com questões éticas e de segurança”, explica o professor do departamento de ciência da computação da UFBA Ricardo Rios, um dos organizadores do evento.

O projeto de lei n° 5051 de 2019, que busca estabelecer os princípios para o uso da inteligência artificial no Brasil, foi uma pauta debatida entre os pesquisadores. “Esse encontro é um momento oportuno para fazer a reflexão sobre o projeto, que surgiu no âmbito político, mas que precisa integrar outros atores, pois envolve questões que pedem um olhar cuidadoso. Precisamos nos aproximar da proposta para contribuir enquanto pesquisadores da área”, observou Solange Rezende, professora da Universidade de São Paulo (USP). Resultado dessa discussão, um manifesto será enviado à Sociedade Brasileira de Computação e ao Senado Federal.

bracis-foto-organizacao

Foto: organização da BRACIS

A Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (Bracis) abarcou também o XV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (Eniac) e o Simpósio de Tecnologia da Informação e Linguagem Humana (Stil), integrando assim num único evento a pesquisa em Sistemas Inteligentes e o intercâmbio científico entre pesquisadores, profissionais, cientistas, engenheiros e estudantes.

Grandes eventos de ciência da computação em 2019

Em novembro, Salvador sediará outros dois grandes eventos da área de Ciência da Computação. A 38 ª Conferência Internacional sobre Modelagem Conceitual (ER 2019), de 4 a 7 de novembro, e a 11ª Conferência Latino-Americana de Comunicações, de 11 a 13 de novembro. E de 23 a 27 de setembro, aconteceu, também em Salvador, a 10th Brazilian Conference on Software: Theory and Practice (CBSoft). As quatro conferências tiveram entre os organizadores pesquisadores do departamento de ciência da computação da UFBA.

“É a primeira vez que a Bahia recebe a comunidade internacional de Banco de Dados e de Modelagem Conceitual de sistemas para discutir os principais avanços da área. Esse evento coloca a Bahia em evidência no cenário científico nacional de Computação, e demonstra o potencial de inserção internacional do Departamento de Computação da UFBA”, destacou uma das organizadoras do ER 2019, a professora de ciência da computação da UFBA Vaninha Vieira.

Vieira explica que a modelagem conceitual tem o objetivo de transformar observações de eventos, situações, estruturas, comportamentos e pessoas do mundo real em conceitos que possam ser compreendidos e processados pelo computador. “É linguagem gráfica e visual que permite uma conversa entre o desenvolvedor do software e o usuário na etapa de coletar o que esse usuário deseja para o software em questão. Aplica-se em todas as áreas do conhecimento e a qualquer software que se deseja implementar. É uma etapa fundamental na criação de sistemas computacionais”, contou.

Com o primeiro evento em Los Angeles, nos EUA, o ER celebra 40 anos em 2019 e 10 anos de sua primeira edição no Brasil. A conferência trará alguns dos maiores pesquisadores da área de banco de dados, premiados internacionalmente. Destacam-se os palestrantes Paul Nielsen, Mohan da IBM, Veda Storey, Barbara Weber e o Marco Casanova. O pesquisador Peter Chen, conhecido como um dos ícones da área da Computação por ter criado, nos anos 70, o modelo entidade-relacionamento – até hoje usado como um padrão mundial para modelagem conceitual de sistemas – também estará presente.

Já a Conferência Latino-Americana de Comunicações, o IEEE LATINCOM, é uma conferência internacional organizada pela região da IEEE Communications Society na América Latina. Trata-se de um importante evento sobre comunicações da América Latina, realizado anualmente reunindo professores, pesquisadores, indústria e estudantes.