Ouvidoria da UFBA lança site e pesquisa de satisfação para ouvir as comunidades interna e externa

SitedaOuvidoriaApresentar dúvidas, insatisfações, opiniões e solicitações de esclarecimentos sobre as diversas áreas de atuação e serviços da Universidade Federal da Bahia está mais fácil, rápido e acessível. Com o recente lançamento do site da Ouvidoria Geral da UFBA , os usuários podem registrar suas manifestações de forma específica e sem a necessidade de comparecer presencialmente à Ouvidoria da Universidade.

A plataforma é integrada ao sistema “Fala BR” – que reúne ouvidorias de instituições federais brasileiras – e está apta a receber manifestações online dos usuários, a fim de aprimorar as políticas e serviços públicos prestados e combater a prática de atos ilícitos, realizados por algum setor da universidade.

De acordo com a responsável pela Ouvidoria Geral da UFBA, professora Iole Vanin, “o site é uma ferramenta muito importante porque é mais um canal de comunicação com as comunidades interna e externa da UFBA.  Além disso, é também um canal de visibilidade acerca dos serviços que a ouvidoria presta”, acrescentou a professora.

quadro_ouvidoriaNo site da Ouvidoria da UFBA, é possível apresentar manifestações diversas, nos seguintes formatos: sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias ou simplifique (veja quadro).  A partir daí, “a equipe da Ouvidoria irá receber, analisar, orientar e encaminhar as demandas às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso e segue com o acompanhamento e monitoramento do processo”, informou Vanin.

A docente aponta que a ferramenta dará “mais visibilidade às ações da ouvidoria, pois será um espaço para a disponibilização dos dados, a partir de sinopses estatísticas, para que a comunidade tenha conhecimento do que acontece”.  Segundo ela, esta é “uma forma de ensinar as pessoas a fazerem suas manifestações pelo sistema do ‘Fala Br’”.

Vanin também acredita que poderá haver um maior volume de manifestações, devido à facilidade de acesso para realizar os registros, pois a pessoa não precisa vir presencialmente à Ouvidoria, mas utilizar o site de onde estiver”. Mas ela destaca que “se houver um incremento, a equipe da ouvidoria – composta por três servidores técnicos-administrativos e dois terceirizados e aguardando a chegada de mais um profissional, para o mês de janeiro de 2020 – certamente estará preparada para atender”.

O projeto de elaboração do novo site nasceu a partir de uma pesquisa prévia em vários sites de ouvidorias de outras universidades federais, para ver como atendiam aos requisitos básico previstos nas normas do Manual de Ouvidoria Pública, da Controladoria Geral da União (CGU). Observando o modelo do sistema “Fala BR”, a plataforma foi desenvolvida em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFBA).

O novo site é um ambiente com um design colorido e de fácil navegação, composto por nove abas que trazem: a home, uma apresentação do órgão, sua estrutura, publicações, legislação, equipe, eventos/projetos, contato e perguntas mais frequentes.  Nesses primeiros dias de funcionamento, a plataforma “já recebeu muitas manifestações positivas, contendo elogios à iniciativa da criação do site”, contou a professora.

Pesquisa de satisfação da Ouvidoria UFBA

A fim de melhorar cada vez mais seu serviço, a Ouvidoria da UFBA também disponibilizou uma Pesquisa de Satisfação para os usuários que registraram alguma manifestação no órgão, durante o ano de 2019.  Para participar, basta preencher o formulário, principalmente, quem realizou uma manifestação através do novo site da ouvidoria.

A ouvidoria da UFBA funciona como um canal de comunicação entre o público e a Universidade (unidades, órgãos, setores). Está aberta aos integrantes da comunidade universitária (estudantes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados), cidadãos e demais interessados que se relacionam com a UFBA.

Sempre que houver dúvida, sugestão, problema ou reclamação e não tiverem sido atendidos pela unidade ou órgão responsável, recomenda-se recorrer à Ouvidoria.  Também é possível contatar o órgão para realizar um elogio por algum atendimento ou serviço prestado ou denúncia de algum ato ilícito ocorrido na universidade.

A atuação da ouvidoria não se limita a receber e encaminhar as manifestações. Com base nos casos e dados levantados, o órgão pode identificar melhorias e propor mudanças de normas, procedimentos e políticas institucionais. As manifestações à Ouvidoria da UFBA podem ser feitas de forma presencial ou pelo site. A Ouvidoria não recebe manifestações por telefone, apenas orienta e informa.

A ouvidoria exerce ainda um papel mediador das relações que envolvem a universidade, a comunidade acadêmica, cidadãos e demais interessados. Sua atuação visa mediar conflitos que surgem no cotidiano das atividades acadêmicas e administrativas da UFBA, buscando o diálogo e o entendimento entre as partes.

Como o órgão não tem caráter administrativo, executivo, judiciário ou deliberativo, sua atuação não se dá na resolução direta ou imediata das situações apresentadas. Seu papel é o de contribuir para esta resolução, oferecendo propostas e alternativas para a construção de políticas e procedimentos institucionais, com base nas manifestações recebidas.

A Ouvidoria da UFBA funciona na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho (BUS), localizada na Rua Basílio da Gama, nº 5, no Canela.  Telefone (71) 3283-7044.  E-mail: ouvidoria@ufba.br.  Site: www.ouvidoria.ufba.br .