Dezenas de personalidades já confirmaram presença no Congresso Virtual da UFBA

Download PDF

convidados

Cientistas, políticos, médicos, escritores, reitores e pesquisadores de diferentes áreas já confirmaram participação no Congresso Virtual da UFBA, que acontece de 18 a 29 de maio de 2020. Cerca de 60 de importantes nomes da cena intelectual e política nacional convidados estarão presentes por meio de videoconferência.

“Essa é apenas uma lista inicial, à qual outros nomes deverão se somar a partir das sugestões que virão das faculdades, escolas e institutos. Haverá também convidados internacionais, que serão anunciados em breve”, observa o reitor João Carlos Salles.

Da área da saúde, estão confirmados Rômulo Paes, epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas; Helena Nader, biomédica e professora titular da Unifesp; além de Marilda Gonçalves, Maurício Barreto e Manoel Barral-Netto, professores da UFBA e pesquisadores da Fiocruz.

Também aceitaram o convite da UFBA reitores(as) e ex-reitores(as) de universidades federais: Márcia Abraão (UnB), Sandro Amadeu Cerveira (UNIFALMG), Reinaldo Centoducatte (UFES), Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), Antônio Cláudio Nóbrega (UFF), Edward Madureira (UFG), Guida Aquino (UFAC), Sandra Goulart (UFMG), Denise Pires (UFRJ), Maria Jose de Sena (UFRPE), Lúcia Pellanda (UFCSPA), José Arimatéia Dantas Lopes (UFPI), Valder Steffen (UFU), Joana Guimarães (UFSB), Demetrius David da Silva  (UFV) , Dácio Matheus (UFABC), Cleuza Dias (FURG), Alfredo Gomes (UFPE), Rui Opperman (UFRGS), Marcus David (UFJF) e Roberto Leher (UFRJ).

Também estarão presentes representantes de instituições científicas nacionais, como Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), além do físico e ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Ricardo Galvão.

As ciências sociais estarão representadas por André Singer, cientista político da USP; Vladimir Safatle, filósofo da USP; Lilia Schwarcz, historiadora da USP; Ricardo Antunes, sociólogo da Unicamp; Jessé de Souza, sociólogo da UFABC; José Miguel Wisnik, músico, compositor e ensaísta, professor de Literatura Brasileira na USP; Marcos Nobre, filósofo da Unicamp; Ricardo Musse, sociólogo da USP; Angela Alonso, socióloga da USP; Newton Bignotto, filósofo da UFMG; Marco Lucchesi, poeta, presidente da Academia Brasileira de Letras e professor da UFRJ; Carlos Henrique de Carvalho, professor da UFU; Gaudêncio Frigotto, professor associado da Uerj e titular aposentado em Economia Política da UFRJ; e Muniz Ferreira, historiador da UFRRJ.

Da área de comunicação social participarão Muniz Sodré, jornalista, sociólogo e professor da UFRJ; Sabine Righetti, pesquisadora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp; Mariluce Moura, jornalista, pesquisadora do Labjor da Unicamp e professora aposentada da UFBA; e o jornalista Bob Fernandes.

Personalidades da cena política também confirmaram: as deputadas federais Margarida Salomão e Tábata Amaral; o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro; e Daniel Tojeira Cara, político e cientista político da Universidade Federal de São Paulo.

Também estarão presentes representantes de importantes instituições da sociedade civil, como Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Gustavo Balduíno, secretário executivo da Andifes; Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); Flávia Calé, presidente da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG); e Nilton Brandão, presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes Federação).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website