UFBA realiza “Drive Thru Sapeca” para arrecadar doações para crianças em vulnerabilidade social

Download PDF

Com o objetivo de arrecadar doações de alimentos e de material de limpeza para as instituições credenciadas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a UFBA realiza, nos dias 23 e 24 de maio, das 10h às 17h, o Drive Thru Sapeca, na entrada principal do Campus de Ondina, na Avenida Adhemar de Barros.

O Drive Thru Sapeca está integrado ao Congresso Virtual da UFBA, que ocorre de 18 a 29 de maio, e busca colaborar para amenizar a situação enfrentada por milhares de crianças e adolescentes de Salvador em condição de vulnerabilidade social aprofundada pela pandemia do novo coronavírus.

Esta ação tem a coordenação do grupo Sapeca (Soluções de Aprendizagem e Projetos para Entidades relacionadas ao cuidado com Crianças e Adolescentes), iniciativa que envolve diversas unidades acadêmicas da UFBA apoia ações e demandas do CMDCA Salvador no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural firmado em 2019 entre a UFBA e o Conselho. O Sapeca conta com o apoio do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub) e do Fórum da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Salvador (Focas). Aproximadamente 30 voluntários, entre servidores da  UFBA e das instituições credenciadas no Conselho, assim como do Focas, vão participar do Drive Thru.

“Nesse momento tão delicado, a UFBA faz jus à sua tradição extensionista e aproveita o impacto de seu Congresso para desenvolver uma ação em favor das nossas crianças e adolescentes mais desassistidos. Convidamos toda a comunidade UFBA e participantes do Congresso a estar juntos nessa ação”, convoca Horácio Nelson Hastenreiter Filho, professor da Escola de Administração e um dos coordenadores do Sapeca.

Para Renildo Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Salvador, a UFBA, com esta iniciativa, demonstra sensibilidade com um público que é prioridade, por conta do agravamento da pandemia e das vulnerabilidades em se encontram as famílias. Com estas e outras ações enfrentamos a pandemia e apresentamos as famílias beneficiadas um apoio pontual que é importante.

De acordo com a professora Samira Safadi Bastos, do Curso de Serviço Social, que também atua como coordenadora do SAPECA, o Drive Thru complementa um conjunto de ações públicas, bem como não governamentais, no sentido de promover proteção social às crianças e aos adolescentes de Salvador que têm vulnerabilidades agudizadas neste momento de pandemia. Estamos, assim, cumprindo nosso papel na sociedade.

Processo de doação é simples 

Entra pelo portão principal do Campus de Ondina (na Avenida Adhemar de Barros), e faz a volta no primeiro retorno, situado à frente do Banco do Brasil. Um voluntário, usando máscara e em conformidade com todas as demandas de higiene, irá à janela do veículo para pegar a doação.

O CMDCA é um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente. É também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website