Abertura do Congresso terá saudação do reitor, atrações musicais e reexibição de Muniz Sodré

WhatsApp Image 2020-05-15 at 19.28.04

O Congresso Virtual da UFBA 2020 começa oficialmente no dia 18, segunda-feira, às 15h, com um ato de abertura conduzido pelo reitor João Carlos Salles, que fará uma saudação de boas-vindas à comunidade. A abertura do Congresso será transmitida ao vivo – basta acessar o site  e escolher entre as plataformas Youtube e Facebook para assistir.

O ato terá também as participações do maestro Iuri Passos, regendo o toque dos alabês, a já tradicional saudação presente na abertura de todos os congressos desde 2016; o violão do professor da Escola de Música da UFBA Mario Ulloa; e a voz do cantor Lazzo Matumbi.

Na sequência, será reexibida a conferência do sociólogo, professor da UFRJ e membro da Academia de Letras da Bahia Muniz Sodré na abertura do Congresso da UFBA 2018. A reprise, além de recordar, de maneira inspiradora, um momento em que a comunidade universitária lotou o auditório do Teatro Castro Alves, é uma homenagem ao professor Muniz, que se recupera bem da infecção pelo coronavírus, contraída há cerca de duas semanas.

Proferida há quase dois anos, a conferência mantém-se absolutamente atual. Na ocasião, Muniz Sodré afirmou: “Estamos em um momento em que ‘pensar’ se tornou um problema, mas [em que] não [é um problema] o gatilho rápido das redes. Não se pensa, mas se produz efeitos sociais e políticos (…) É muito importante gozar e rir. Mas o espírito público corre risco de morrer de tanto rir.”

Após o ato, às 17h30, haverá a primeira rodada de palestras e debates do Congresso da UFBA, com três atividades de peso, abrindo a programação do evento.

WhatsApp Image 2020-05-15 at 19.53.28