Primeira noite do Congresso debate pandemia, crise política e os desafios da educação

WhatsApp Image 2020-05-15 at 14.53.22

Já é uma tradição: o Congresso da UFBA é amplo o suficiente para acolher todas as temáticas, manifestações democráticas e formas de expressão culturais e artísticas que compõem a comunidade universitária – espelho, de certo modo, da diversidade que marca a sociedade baiana e brasileira. Por isso mesmo, desde 2016, a programação do Congresso resulta fortemente marcada pelos temas mais candentes no debate público no momento em que o evento acontece.

Não será diferente nesta primeira edição virtual do Congresso, cuja primeira noite de palestras e debates prenuncia o que parecem ser as três grandes linhas temáticas que pautarão a programação geral do evento: a pandemia do novo coronavírus e suas consequências sanitárias, econômicas e sociais; a grave crise social e política que o Brasil atravessa; e a imperativa reflexão sobre o uso das novas tecnologias nos processos educacionais, em um cenário de isolamento social, que requer, sim, o recurso às tecnologias disponíveis, porém com todo o cuidado necessário para que pessoas socialmente mais vulneráveis e saberes acumulados por gerações não sejam descartados.

Assista à entrevista do reitor João Carlos Salles ao jornalista Paulo Markun, da TV Cultura, que discutiu o papel da Universidade na atualidade, educação na era digital, Congresso da UFBA e outros temas:

A primeira noite do Congresso terá, portanto, três atividades simultâneas no dia 18/05, segunda-feira, iniciando às 17h30. Para assistir, basta acessar o site do Congresso, checar a programação e escolher entre as plataformas Youtube e Facebook para assistir e interagir por meio de mensagens de texto.

Para falar sobre a “O Brasil no século XXI: conhecimento e políticas públicas no enfrentamento da Covid-19”, o Congresso Virtual da UFBA recebe a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, que terá como debatedores os epidemiologistas e professores do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA Maria da Glória Teixeira e Eduardo Mota.

“Sobre o fascismo hoje” é o título da palestra do filósofo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais Newton Bignotto, que debaterá com o reitor e também filósofo João Carlos Salles e com o economista e professor da UFBA Luís Filgueiras.

E uma mesa sobre “Educação: desafios do nosso tempo” reunirá o pedagogo e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas Dermeval Saviani, o cientista político Daniel Cara e o pedagogo e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Roberto Leher. O moderador será o professor da Faculdade de Educação da UFBA Cláudio Lira.

A programação completa do evento estará disponível em breve no site www.congressoufba2020.ufba.br

WhatsApp Image 2020-05-15 at 19.53.28