Portal UFBA em Movimento reúne informações essenciais na preparação para o Semestre Suplementar

Download PDF

UFBA em Movimento_home

Está no ar o portal UFBA em Movimento, que reúne as informações necessárias para que a comunidade universitária se prepare para participar de atividades online durante o Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020) que começa em setembro. O endereço do portal é www.ufbaemmovimento.ufba.br.

“A plataforma é o centro agregador de informações essenciais para a boa realização das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, de forma não presencial, nesse período de exceção que estamos vivenciando”, resume a assessora da Reitoria para assuntos de tecnologia da informação (TI), professora Fabíola Greve.

A proposta do portal é funcionar como ponto de convergência para todos os fluxos do Programa de Formação UFBA em Movimento, voltado para os docentes, discentes, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados no domínio e uso das plataformas de ensino durante o SLS 2020, explica Fabíola. “Todo o apoio necessário para formação no ambiente de ensino e aprendizagem online também está disponibilizado no site.”

O portal terá alimentação progressiva, à medida que novas informações e encaminhamentos forem sendo trazidos pela e para a comunidade. Coordenada pela Administração Central, a concepção do site foi elaborada por um grupo formado por docentes e técnicos de várias unidades de ensino, reitoria, pró-reitorias e superintendências da Universidade, que tem acumulado experiência na proposição e realização de ações emergenciais em caráter remoto neste período de pandemia de Covid-19.

O site traz orientações e esclarecimentos específicos sobre diversos temas, como preparação de aulas online; uso das plataformas disponibilizadas; resoluções e normas; oferta de disciplinas; efetivação de matrículas; além de assistência pedagógica, estudantil, psicossocial e técnica. Estão disponibilizadas ferramentas digitais e instruções sobre como utilizá-las, capacitação para melhor aproveitamento de ambientes virtuais de educação online com cursos no formato webinário e dicas de netiquetas (comportamento adequado na internet), afim de manter uma comunicação eficaz em formatos como vídeo, podcast e live.

O novo portal traz ainda a programação de uma série de webinários que abordarão temas de interesse de estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e toda a comunidade acadêmica, como “Ensino Remoto”, “Docência Universitária”, “Aprendizagem Colaborativa”, “Segurança e Proteção de Dados”, “Qualidade de vida”, “Educação Física e Saúde”, “Biossegurança”, entre outros. Os docentes encontram uma lista de ferramentas e tutoriais que poderão ser utilizadas no planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem, além de textos científicos e livros que tratam do uso das tecnologias digitais na educação.

Layout e áreas

UFBA em Movimento_home - áreasO layout do portal remete ao padrão da identidade visual da Universidade, destacando as cores azul, amarelo-laranja e branco, presentes no brasão oficial da instituição. A identidade visual, desenvolvida pelo setor de design da Editora da UFBA (Edufba), é inspirada na imagem de uma espiral como um símbolo de movimento ascendente, progressivo e construtivo.

A plataforma UFBA em Movimento é de fácil navegabilidade, com ferramentas adaptadas para rodar em dispositivos de mesa ou móveis com qualquer sistema operacional. É necessário apenas que o internauta tenha um navegador atualizado para acessar satisfatoriamente as funcionalidades”, esclarece a assessoria de TI da Reitoria, enfatizando que o portal “não requer dos usuários equipamentos sofisticados”.

O site está dividido em quatro áreas: institucional; pessoas; assistência e eventos online e notícias.  A primeira região, marcada pelo título “O que preciso saber?”, traz informações institucionais sobre o formato do SLS 2020 com resoluções, marcos regulatórios, esclarecimentos de processos e principais questões relativas à graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

A seção “Como começar” é focada nas pessoas e abarca os meios necessários para subsidiar a capacitação e uso das plataformas. Para os docentes, prevê o conhecimento técnico-pedagógico para o ensino online. Para os estudantes, há subsídios para a aprendizagem online. Técnicos e gestores encontram recursos para a atuação no trabalho em home office.

A terceira área, “Como você está?”, é dedicada à assistência e fornece elementos de auxílio, durante esse período de exceção, englobando a assessoria pedagógica ao docente, assistência estudantil com foco na sua inclusão digital e assistência técnica de suporte às ferramentas institucionais recomendadas, além de apoio psicossocial, fundamental nesse período de exceção.

A última seção é destinada a “Eventos online e notícias” relacionados exclusivamente ao andamento do SLS 2020.  O objetivo é atualizar o usuário sobre o calendário de atividades de capacitação previstas e a programação vigente no momento.

Um espaço para “FAQ – perguntas e respostas mais frequentes”, que já reúne mais de 50 questões, foi inserido a fim de esclarecer dúvidas, considerando todas as dimensões do SLS 2020 sob a ótica do estudante, docente e técnico. O serviço está dividido em camadas por nível de complexidade, de acordo com as dúvidas e necessidades dos usuários e serão administrados pela central de gerenciamento do helpdesk da STI.

Programa de Capacitação e Guia do Professor

Quadro_Ações do programa de capacitação

Também foi idealizado um programa de capacitação composto por quatro frentes de ação: webinários, assessoria pedagógica, cursos abertos e suporte técnico.

A primeira ação específica para capacitação dos docentes foi a abertura das inscrições para o Curso Moodle Instrumental para professores. O objetivo é capacitar o público interessado no gerenciamento de recursos e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da Universidade. Também estão disponíveis cinco cursos abertos de 20 horas, desenvolvidos pela Superintendência de Educação a Distância da UFBA (Sead), para atualização de docentes no uso de plataformas de educação online. Para ter acesso é preciso que o docente interessado tenha conta nesse ambiente, e as ofertas são: O Moodle e suas PotencialidadesAmbientes Virtuais de Aprendizagem – Outro Cotidiano de Saber;  Práticas Pedagógicas em EaDDocência Online  e Mídias Digitais e Educação online .

Para auxiliar os docentes, será lançado um Guia do Professor voltado especificamente para o SLS 2020, com o objetivo de orientar e fornecer mais referências sobre a educação online. Coordenando pela Editora da UFBA, o volume traz capítulos sobre os marcos regulatórios internos de viabilização do semestre letivo suplementar; o Portal UFBA em Movimento; informações sobre a formação para o ensino online; os serviços de apoio e suporte online à plataforma Moodle e de assessoria pedagógica aos docentes; direitos autorais no ensino online orientações relativas ao tratamento de dados pessoais e recomendações e normas de biossegurança. O guia será disponibilizado, em formato de e-book.

Há ainda os Webinários UFBA em Movimento, que acontecem até o próximo dia 25/08 e são voltados para toda a comunidade universitária com o objetivo de mobilizar estudantes, professores, técnicos e terceirizados para a participação ativa no semestre suplementar. Os encontros visam a promover diálogo sobre temas relacionados ao cotidiano acadêmico, com rodas de conversa e participação da comunidade, na série de 16 episódios em formato de webconferência com transmissão pelo canal do YouTube da TV UFBA e pela fanpage UFBA em Pauta no Facebook.

Veja o calendário e programe-se:

Programação de Webinários UFBA em Movimento
DATA Horário

Tema/Objetivo

CH
10/08 10h Temas emergentes da Sala de Aula Online: Mediação didático-pedagógica 2h
11/08 10h Assessoria Pedagógica ao Docente da UFBA 2h
12/08 10h Ensino não presencial na UFBA 2h
13/08 10h Aspectos técnicos da gravação e transmissão de vídeos 2h
14/08 10h Segurança e Proteção de Dados 2h
17/08 10h Suporte Técnico ao Ambiente Virtual Moodle 2h
18/08 10h Qualidade de vida, atividade física e saúde 2h
20/08 10h Ler na universidade, reflexões para tempos de distanciamento 2h
25/08 10h Dança e liberdade: o movimento criativo como expressão de si 2h

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website