UFBA lança editais de apoio a extensão e monitoria de graduação no Semestre Suplementar

Download PDF

Novos editais foram abertos nesta semana para promover a realização projetos de extensão e atividades de monitoria de graduação durante o Semestre Letivo Suplementar (SLS2020).

A Pró-reitoria de Extensão (Proext) lançou o “Programa Tessituras”, um conjunto de editais e de chamadas públicas voltado a incentivar ações extensionistas não-presenciais propostas por docentes, técnicos e estudantes, que sejam dedicadas a tecer laços, parcerias e intercâmbios de cooperação, colaboração, difusão e solidariedade entre a UFBA e outros setores da sociedade.

E a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) lançou o edital do Programa de Monitoria para o SLS 2020, com inscrições abertas para a submissão de projetos que visem ao desenvolvimento de atividades no âmbito dos cursos de graduação.

O Programa da Proext abre oportunidades dirigidas a cada categoria da comunidade universitária. Para os docentes, estão disponíveis os editais PAEXDoc Tessituras (clique aqui) e ACCS e ACCS FORPOP (clique aqui). Na categoria técnico nível superior, foi lançado o edital PAEXTec Tessituras (clique aqui); e na categoria estudante graduação, foram abertos o edital PIBExA Tessituras – Experimentação Artística (clique aqui) e a Chamada para Concessão de Apoio à Organização de Eventos Estudantis não-presenciais (clique aqui).

A extensão universitária é um tipo de experiência acadêmica que se desenvolve para além da sala de aula, como uma experiência de produção de conhecimento e cultura, baseada no convívio e interação com outros setores da sociedade, cujo contexto ou situação possam ser transformados pela prática da troca de saberes e pela criação conjunta de soluções, proposições e invenções voltadas para uma vida pública mais plural, diversa, justa, afetiva e divertida para todos.

As atividades de extensão, sendo extracurriculares, poderão ser computadas nos históricos escolares dos estudantes como atividade complementar, em consonância com as Resoluções Consuni nº 01/2020 e CAE nº 01/2020. Para docentes e técnicos, serão computadas como carga horária de trabalho, conforme o planejamento acadêmico de cada unidade e/ou a aprovação de propostas pelas congregações ou instâncias deliberativas equivalentes a que estejam vinculados os proponentes.

Monitoria para o Semestre Suplementar

A Prograd lançou, no dia 06 de agosto, o edital Nº. 002/2020. Poderão submeter projetos de monitoria docentes do quadro efetivo da UFBA, desde que sejam os responsáveis pelo componente curricular ao qual o projeto se vincula. Os projetos poderão ser propostos individualmente ou em grupo. A seleção dos projetos, bem como sua aprovação, é de responsabilidade do órgão responsável pela oferta do  componente  curricular,  a  exemplo  de  departamentos  ou  coordenações  acadêmicas.  Portanto,  docentes  proponentes  deverão  submeter  o  projeto  para  avaliação  do  seu  departamento  ou coordenação acadêmica de lotação. O envio  dos  projetos  aprovados  de monitoria com bolsa deve ser realizado até o dia 21 de agosto. Conforme destaca o edital, a aprovação citada poderá ser Ad Referendum.

A  Prograd  vai recepcionar os  projetos  aprovados e contemplar um total de 449 bolsistas por semestre, com bolsas no valor  de  R$ 400 por três meses,  a  serem  distribuídas  entre  as  unidades universitárias. A  quantidade  de  bolsas  destinadas  aos  projetos  de  cada  unidade  será  calculada  pela Pró-reitoria,  como  uma  fração  do  total  de  bolsas  disponíveis,  proporcional  ao  número  de  discentes  dos componentes   curriculares   vinculados aos   projetos. Esses quantitativos deverão ser publicados no  site: www.prograd.ufba.br , até o dia 28/08.

A monitoria é  uma  atividade  discente  de auxílio  ao  (à)  professor(a),  por  meio  do  monitoramento de grupos de estudantes em projeto acadêmico e que tem por objetivos de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem-avaliação, através de  projetos  que  envolvam  alunos  de  cursos  de  graduação  na  execução  de  atividades  vinculadas  a componentes curriculares; e intensificar  e  assegurar  a  cooperação  entre  estudantes  e  professores(as)  nas atividades  básicas  da Universidade,  relativas  ao  ensino, à  pesquisa  e  à  extensão,  assim  como  subsidiar  trabalhos  acadêmicos, orientados por professores(as), através de ações multiplicadoras. As  atividades   desenvolvidas serão  orientadas  pelo docente responsável pelo projeto, sob a supervisão geral da Prograd.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website