Edufba relança “História da Bahia”, de Luís Henrique Dias Tavares, celebrando os 60 anos da obra

Download PDF

capa história da bahiaA Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) homenageia o historiador e professor emérito da UFBA Luís Henrique Dias Tavares (1926-2020) com a edição comemorativa dos 60 anos da primeira publicação de seu livro “História da Bahia”. A obra chega à sua 12ª edição, em versão revista e ampliada, numa coedição da Edufba com a Editora Unesp.

Referência em história da Bahia de Todos os Santos, a já clássica obra, escrita originalmente em 1959, é considerada um dos melhores caminhos para entender o papel fundamental que a Bahia exerce na vida nacional, do descobrimento até o término do segundo mandato de Antônio Carlos Magalhães, em 1983.

Logo em sua primeira edição, lançada pela Editora Civilização Brasileira, “História da Bahia” já figurava como um dos livros que viriam a se tornar imprescindíveis para a historiografia baiana. Inicialmente reunindo leituras e pesquisas do autor, o texto tomou forma de livro didático e foi apresentado como “destinado ao curso pedagógico, podendo ser utilizado com orientação do professor, no quinto ano primário”. A sensibilidade e criticidade do autor potencializaram o conteúdo do livro, que, ao longo dos anos, recebeu novas abordagens de acontecimentos da história, sendo utilizado nos mais diversos níveis acadêmicos.

Para o professor Luís Guilherme Pontes Tavares, filho do professor Luís Henrique Dias Tavares, há duas características que se sobressaem em “História da Bahia”: o volume de informações obtidas de fontes primárias e a redação. “O talento de Luís Henrique para escrever, apurado pelo exercício no jornalismo, asseguram um texto claro e muito agradável de ler”, destacou.

Nessa 12ª edição, “História da Bahia” reúne mais de 40 anos de pesquisas e estudos, discorrendo sobre os últimos cinco séculos baianos. A obra analisa os episódios ligados ao estado em contextos nacionais e internacionais, em diversas aplicações socioculturais, políticas e econômicas. Ao final de cada um dos 26 capítulos, Luís Henrique Dias Tavares descreve figuras históricas e acrescenta uma leitura sugestiva que conduz ao cerne dos temas tratados, ajudando a desvendar características essenciais para compreender a formação do Brasil contemporâneo.

A diretora da Edufba, Flávia Goulart Rosa, afirma que essa edição é extremamente representativa. “Ele é um dos poucos livros que conta toda a história da Bahia, desde o descobrimento até o período mais contemporâneo. É uma edição comemorativa dos 60 anos da primeira publicação e uma homenagem ao autor. Um dos livros em destaque no catálogo da Edufba por sua importância”, afirmou.

Conhecido como um dos maiores intelectuais baianos, Luís Henrique Dias Tavares contou a história da Bahia ao longo de toda a sua obra publicada, com destaque para “A Independência do Brasil na Bahia”, “Bahia, 1798” e “Sedição intentada na Bahia em 1798”, títulos publicados pela Edufba. O autor, além de professor e jornalista, ocupava a cadeira de número 1 da Academia de Letras da Bahia (ALB) e foi um dos principais defensores da tese da importância do estado para a consolidação do processo de libertação do Brasil de Portugal.

“O jovem Luís Henrique, quando se mudou para Salvador, aproximou-se de grupos que discutiam e lutavam pelas mudanças que favorecessem a todos. Ele foi jornalista desde a década de 1940 e prosseguiu colaborando com a imprensa o quanto foi possível”, contou Luís Guilherme, filho do autor.

A nova edição de “História da Bahia” pode ser adquirida na Livraria Unesp, na Estante Virtual e, em breve, na livraria virtual 30PorCento, ou ainda por meio de contato direto, via e-mail (coedufba@ufba.br) ou Instagram direct (@edufba) com a Edufba.

Sobre o autor – Luís Henrique Dias Tavares nasceu em Nazaré, no recôncavo da Bahia, em 1926, e morreu em Salvador, em 2020. Foi professor emérito da Universidade Federal da Bahia e professor titular aposentado do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Fez pós-doutorado na Universidade de Londres e foi membro da Academia de Letras da Bahia e do Conselho Estadual de Cultura.

Título: História da Bahia – 12ª edição

Autor: Luís Henrique Dias Tavares

Número de páginas: 552

Formato: 17 x 24 cm

Preço: R$ 90

ISBN:  Editora Unesp 978-85-393-0822-4 | Edufba 978-85-232-1942-0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website