Guia do Docente traz orientações técnicas e pedagógicas para o Semestre Suplementar

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WhatsApp Image 2020-09-02 at 17.21.13Orientações e esclarecimentos sobre apoio e suporte técnico e pedagógico para as atividades não presenciais do Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020) integram o “Guia do Docente para o Semestre Suplementar 2020”.  O manual,  disponibilizado para a comunidade universitária em formato de e-book, pode ser acessado na aba Docentes do Portal UFBA em Movimento, desde o dia 02 de setembro.  

O Guia do Docente faz parte do conjunto de ações de preparação para o SLS e oferece informações que podem ajudar a viabilizar a retomada das atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período de distanciamento social, imposto pela pandemia de covid-19. 

Editado pela Editora da UFBA (Edufba), o guia foi concebido “a partir da demanda por mais informações ante à disponibilização do Portal UFBA em Movimento”, afirma Flávia Rosa, diretora da Edufba. “O conteúdo inserido no manual traz informações permanentes, no intuito de balizar a atuação dos professores e também dos técnico-administrativos, nesse momento em que não estávamos preparados para um semestre suplementar, na forma não presencial”, explica a diretora.

O volume é composto por sete capítulos, que tratam sobre marcos regulatórios da viabilização do SLS; orientações sobre o Portal UFBA em Movimento; saberes didático-pedagógicos para a docência online; serviço de assessoria pedagógica aos docentes; suporte à plataforma Moodle; cuidados com privacidade, proteção de dados pessoais e segurança da informação e direitos autorais no ensino online; recomendações e normas de biossegurança e orientações para gravação e transmissão de vídeos para atividades online.

O e-book também traz apêndices com tutoriais sobre gravação e disponibilização de conteúdo online, planejamento das atividades virtuais e procedimentos técnicos nas plataformas. Entre as orientações específicas para o ensino-aprendizagem estão as instruções sobre a integração do Moodle com ferramentas do G Suíte (Meet, Drive, Agenda, edição e etc), que estarão acessíveis a todos os estudantes matriculados, docentes e técnicos da UFBA.

“Em seu aspecto técnico, o Guia do Docente foi pensado como um objeto-livro, diagramado numa estrutura gráfica para favorecer a melhor interação com os usuários”, salientou Flávia Rosa, que esteve à frente da revisão e formatação do material, em parceria com a superintende de Educação a Distância (Sead/UFBA), Márcia Rangel e colaboração da assessora de Tecnologia da Informação da Reitoria, Fabíola Greve. O conteúdo foi elaborado por professores e técnico-administrativos integrantes da rede interna colaborativa da UFBA que tem atuado no desenho do SLS 2020 e reflete “o esforço no sentido de prover suporte tecnológico e didático para a comunidade universitária, para esse semestre não presencial”, salienta Fabíola.

Rápida descrição do conteúdo do Guia

capa do Guia do docenteCapítulos

– O capítulo 1 –  apresenta os marcos regulatórios internos de viabilização do SLS, desde a suspensão de todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, em março, com base na Portaria n° 188 de 2020, do Ministério da Saúde (MS), e resoluções nº 01/2020 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), nº 01/2020 do Conselho Universitário (Consuni) e nº 01/2020 do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE).

– O capítulo 2 destaca o Portal UFBA em Movimento como o centro agregador de informações essenciais para a realização das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.  Detalha funcionalidades, design e as definições das áreas de conteúdo.

– O capítulo 3 aborda os saberes didático-pedagógicos para a docência on-line, enfatizando o potencial criativo e criador dos docentes e estudantes da UFBA e as possibilidades não presenciais da educação online, orientando sobre planejamento do conteúdo e avaliação no suporte virtual.

– O capítulo 4 aponta serviços de apoio e suporte on-line à plataforma Moodle, destacando O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, criado para ser a plataforma construída para suportar as atividades do Semestre Letivo Suplementar (SLS).

– O capítulo 5 reúne os assuntos relacionados à privacidade, à proteção de dados pessoais e à segurança da informação, chamando atenção para o cuidado e tratamento dos dados disponibilizados e possíveis ameaças cibernéticas.

– O capítulo 6 discorre sobre as recomendações e normas de biossegurança no atual cenário da pandemia de covid-19, visando à prevenção contra infecções e agravos à saúde para controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades de pesquisa, extensão, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços em toda UFBA.

– O capítulo 7 traz um guia prático para gravação e transmissão de vídeos para atividades online, oferecendo orientações de capacitação para a adequação de práticas e realização de atividades neste formato de mídia.

Apêndices:

A – Orientações para acesso remoto – importante para todas as etapas relacionadas ao planejamento acadêmico  e outros procedimentos.

B – Procedimentos operacionais e planejamento acadêmico do SLS no âmbito do sistema acadêmico (SIAC) – um tutorial com passo a passo, imagens e orientações para execução de ações remotas no sistema acadêmico.

C – Tutorial para realizar backup de curso Moodle – passo a passo explicando como salvar os arquivos numa pasta do computador

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