Jogos Universitários de Xadrez acontecem até 18 de setembro

Download PDF

jux-ba“O xadrez é a ginástica da inteligência”, afirmava Johann Wolfgang von Goethe, um dos nomes mais importantes da literatura alemã. Pois bem: uma boa alternativa para quem anda precisando espantar o “sedentarismo intelectual” é a primeira edição dos Jogos Universitários de Xadrez da Bahia, o JUX-Ba, que acontece de 12 a 18 de setembro. O evento conta com a participação de universitários do estado.

A competição acontece na plataforma de xadrez lichess.org. O ritmo do jogo será determinado por um tempo de reflexão de dez minutos e cinco segundos por lance. O torneio terá sete rodadas ao todo, com uma rodada por dia, a ser realizada, no máximo, até às 21h.

Na UFBA, um convênio a ser firmado com a Federação Baiana de Xadrez (FBX) buscará consolidar o xadrez como atividade integrada ao ambiente da instituição. “A ideia é ensinar as pessoas a jogar xadrez, a se alfabetizarem no jogo e promover atividades periódicas constantes de prática do xadrez”, afirma Diogo Duarte Guimarães, diretor de relações institucionais da FBX. Campeão brasileiro na modalidade rápida (partidas com duração de até 15 minutos), Guimarães entende que, “assim como nas artes e nos esportes, o xadrez pode ser trabalhado com periodicidade”.

Guimarães lembra que o xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo. “O jogo agrega muito e é de baixo investimento, considerando também as possibilidade de jogos no meio online. Por meio do xadrez, o conhecimento e diversas habilidades são desenvolvidas”, conta. Ele lembra que o xadrez não é apenas um esporte, mas também uma arte e ciência, sendo inclusive objeto de estudo na graduação e pós-graduação em diversas universidades. “[O torneio] é um grande momento para que o xadrez possa estar na vida dos baianos, permitindo criar laços, conexões e melhorar o nível dos jogadores”, afirma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website