Relatório de avaliação detalha ações do Semestre Letivo Suplementar

Download PDF

O Semestre Letivo Suplementar (SLS) da UFBA trouxe uma série de desafios à comunidade em razão da realização integral de atividades não presenciais, medida necessária, mas inédita à Universidade. Um balanço do semestre experimental – que atende à recomendação de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde, por conta da emergência sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus – foi apresentado na última sexta-feira, 02 de outubro, por meio de videoconferência.

O relatório de ações, apresentado ao comitê de acompanhamento do Semestre Letivo Suplementar traz números que ajudam a entender o intenso trabalho e a dedicação da comunidade da UFBA para efetivar o semestre experimental, que teve início em 08 de setembro. O modelo do SLS foi pensado ao longo de aproximadamente dois meses antes do início das aulas, por uma rede multidisciplinar de professores e técnicos de diversas unidades e órgãos da UFBA, sob liderança da Administração Central. A estrutura final nasceu após um amplo debate pela comunidade e aprovação pelos Conselhos Superiores da UFBA.

“O  Semestre Letivo Suplementar foi um grande desafio que a Universidade teve que enfrentar num momento de pandemia e a Universidade se saiu muito bem”, avalia o pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva Filho. Ele destaca a oferta de um número expressivo de vagas, de disciplinas e de inscrições de alunos nas disciplinas, que se deu dentro de um processo de aprendizagem de toda a comunidade acadêmica. “A universidade cumpriu seu papel e conseguiu responder à altura esse desafio. Tenho certeza que muitas coisas construídas nesse momento do Semestre Suplementar servirão para nos ajudar quando essa situação de excepcionalidade passar”, observa o pró-reitor.

Dados graduação e pós-graduação

Na graduação, ao todo, 1.825 disciplinas foram ofertadas, 4.998 turmas, 87.442 vagas oferecidas, 68.728 vagas preenchidas; 24.252 estudantes matriculados e 2.344 docentes. Já na pós-graduação, foram 968 componentes oferecidos, 659 turmas, 14.628 vagas, das quais, 10.499 preenchidas, 4.472 estudantes matriculados e 840 professores. Para além de disciplinas já existentes, o SLS trouxe também novas disciplinas: 306 foram inauguradas na graduação, 65 na pós-graduação e uma na especialização.

dados-gerais-slsEsse balanço expressivo é resultado também de ações para preparação do SLS, que envolveu a criação e lançamento do portal UFBA em Movimento, que concentra todas as informações necessárias à boa realização do semestre suplementar, sendo um importante suporte à comunidade. Além da elaboração de guias a materiais, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (ava.ufba) foi outro instrumento fundamental, sendo o campus virtual que abriga as salas de aulas.

Ainda nos preparativos ao SLS, enquetes e diagnósticos das condições de acesso para professores e estudantes nos ambientes virtuais foram realizados. Perguntas e respostas frequentes foram elaboradas e disponibilizadas. Todos esses materiais estão facilmente acessíveis no portal UFBA em Movimento.

enquetes-sls

Também foram elaboradas o plano de ensino-aprendizagem para o SLS e o curso aberto sobre avaliação da aprendizagem, que foi lançado em setembro, entre outros. Somando-se as conjunto de esforços, houve mediações para identificar campos para ofertas de estágios obrigatórios para os cursos de Licenciatura. E, para dar apoio à intensa gama de atuações do SLS, foram criados o grupo de trabalho inter-institucional para construção do portal de sistemas e objetos de aprendizagens digitais e o grupo de assessoria pedagógica para docentes (APDU).

Assistência estudantil

Atentos às necessidades de reforço da Assistência Estudantil diante de um semestre realizado integralmente online, editais e chamadas foram abertos para auxílio emergencial de permanência a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Entre eles, o edital Nº 08/2020, de apoio para acesso à internet, contemplou todos os inscritos: 1057 estudantes. Os esforços englobaram também o edital Nº 09/2020, de apoio à inclusão digital, com 1300 alunos convocados, e as chamadas para SLS Nº01 e Nº 02/2020, que atendeu 162 discentes. O edital Nº 10/2020, de atuação no projeto tendas virtuais, voltado à área de saúde, com 40 vagas, teve inscrições abertas até 02 de outubro e em breve divulgará o resultado. Em etapa de construção, o edital Nº 11/2020 é outro projeto de tenda virtual, mas, desta vez, na área de Tecnologia da Informação, com previsão de 50 vagas.

E o que são as tendas virtuais? É mais uma estratégia da Administração Central de garantir a inclusão digital a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o período do SLS. São espaços seguros de acesso à equipamentos e internet nos campi da UFBA, em conformidade com as medidas de segurança sanitária de prevenção à Covid-19. O público-alvo são estudantes cadastrados na Proae, que não foram atendidos no edital Nº 09/2020, de apoio à inclusão digital.

Portais instrutivos e capacitações

O portal UFBA em Movimento, que funciona como um centro aglutinador de informações, teve mais de 18 mil visitas, durante 22 dias. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ava.ufba.br, plataforma para o ensino a distância, superou 657 mil visitas no mesmo período e cinco milhões de visualizações de página. O  Moodle.ufba.br teve 105 mil visitas e 744 mil visualizações de páginas. O Gsuite.ufba – que integra os recursos da ConferênciaWeb da RNP e as ferramentas da plataforma G Suite for Education, tais como Google Meet, Drive e Gmail, através de serviços providos em nuvem – somou 67.608 contas criadas, entre eles 57.467 estudantes, 3.575 docentes e 6.567 técnicos. Todos esses dados fazem referência ao período entre 08 e 30 de setembro.

As ligações ao Heldesk, serviço de apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), atingiram o volume de 5.721 ligações, sendo 2.565 atendidas, 2.591 abandonadas e 565 desistentes, o que representa um aumento de 258% em ligações, quando comparados ao mês de agosto. O tempo médio de espera foi de cinco minutos e de atendimento de cerca de quatro minutos.

capacitacao-slsNa capacitação de pessoal para atender às demandas do SLS, foram realizados 27 webinários, com somatório de 40 horas; cursos abertos tiveram a participação de 1.448 pessoas, em 336 horas; 1729 participantes aprenderam e se aprimoraram no Moodle Instrumental, com 90 horas ao todo; oficinas reuniram 100 participantes em 30 horas. Em assessoria e suporte, o ateliê didático contou com 267 participantes, num somatório de 288 horas, já solicitações de suporte englobaram 1310 pessoas, em 480 horas.

Rede de proteção psicossocial

rede-protecao-slsA união de esforços e recursos orienta a rede de proteção psicossocial da UFBA, que possibilita o atendimento colaborativo e a criação de novas propostas frente às demandas da comunidade da UFBA, diante do cenário de pandemia.

Integram a rede a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), a Ouvidoria Geral da Reitoria, Instituto de Psicologia, o Programa de Saúde Mental e Bem-Estar (Psiu), o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (Smurb) e a Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Supad).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website