UFBA alcança nota máxima no Enade com cursos de graduação que estão entre os melhores do país

Download PDF

Os resultados mais recentes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) confirmam o avanço contínuo da qualidade dos cursos de graduação da UFBA. Todos os 22 cursos avaliados em 2019 obtiveram conceito Enad 4 ou 5. Em 2013, apenas 44% dos cursos da Universidade conseguiram os conceitos máximos. Esse número saltou para 92% na edição 2018 do Enade, e atingiu 100% dos cursos no ano passado.

Dentre os cursos avaliados, oito obtiveram conceito 5, posicionando-se com destaque nacional em suas respectivas áreas. O curso de Zootecnia, que recebeu a nota máxima, está em 2° lugar no Brasil (entre 96 cursos avaliados) e foi um dos únicos quatro cursos do país que alcançaram o conceito 5. Já o curso de Fisioterapia é considerado o quinto melhor no ranking nacional e o primeiro da Bahia. Também obtiveram o conceito 5 Odontologia, Nutrição e Engenharia Sanitária e Ambiental, todos nos campi de Salvador. No Instituto Multidisciplinar em Saúde, no campus de Vitória da Conquista, foram avaliados com a nota máxima os cursos de Farmácia, Nutrição e Enfermagem.

resultado enad 2

“Não posso deixar de celebrar, com cada unidade concernida, o excelente desempenho da UFBA no ENADE. Apesar das intempéries, nossa instituição realiza sua missão a cada tempo, formando excelentes profissionais. Somos, dessa forma, por esses meios, por essa qualidade, um lugar natural de produção de conhecimento e, portanto, de resistência a todo obscurantismo”, declarou o reitor João Carlos Salles.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva Filho, o êxito na avaliação é reflexo da qualidade dos cursos da UFBA, assim como de uma maior dedicação ao processo avaliativo, com atenção especial por parte da administração central em conjunto com os coordenadores de cursos. O Núcleo de Acompanhamento de Avaliação da Prograd realiza uma série de ações para conscientizar sobre a necessidade de preparação para o exame, promovendo seminários com os coordenadores e mobilizando os estudantes para realizarem uma avaliação que reflita verdadeiramente a qualidade dos cursos de graduação da UFBA. Além do desempenho dos estudantes no Enade, que representa 70% da nota, outros fatores são levados em consideração para a definição do conceito final, como a qualificação dos professores, a estrutura física, o plano pedagógico e a produção científica, conforme explica o pró-reitor.

Para a atual coordenadora do curso de Fisioterapia, Micheli Saquetto, os resultados obtidos no Enade posicionam a fisioterapia da Bahia como referência nacional. “Esse ano o curso de Fisioterapia da UFBA comemora 10 anos, é um curso recente. Estamos em festa, comemorando uma década com esse resultado que é fruto de esforço coletivo de professores, técnicos e estudantes”, destaca. “A sociedade baiana está recebendo profissionais com uma ótima formação crítica, reflexiva  e pautada nos valores da ciência”, afirma Micheli, que lembra da contribuição de muitos estudantes egressos do curso que estão atuando na linha de frente no combate ao coronavírus, junto a pacientes que precisam de acompanhamento desde a internação até a alta hospitalar. A Fisioterapia atua com o propósito de que os indivíduos sejam funcionais para participar plenamente da vida social, destacou a coordenadora.

Nos resultados apresentados pelo INEP, o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental se destaca dentre as IES participantes com a maior nota no componente específico por área, enquanto Medicina está entre os cursos com melhor desempenho na área, com nota geral de concluintes igual ou superior a 85 no Enade 2019. Outro curso, o de Medicina Veterinária, avaliado com o conceito 4, ficou entre os 18 melhores do país entre 215 cursos avaliados, sendo o melhor das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste.

 O curso de Zootecnia, que recebeu a nota máxima, está 2° lugar no Brasil (entre 96 cursos avaliados) e foi um dos únicos quatro cursos do país que alcançaram o conceito 5.

O curso de Zootecnia da UFBA, que obteve nota máxima, está em 2° lugar no Brasil (entre 96 cursos avaliados) e foi um dos únicos quatro cursos do país que alcançaram o conceito 5.


O diretor da Escola de Zootecnia e Medicina Veterinária, professor Antônio de Lisboa Filho, acredita que o curso de Medicina Veterinária ainda poderá atingir a nota 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), após a análise das informações sobre qualificação docente, plano pedagógico, infraestrutura, percepções dos estudantes sobre as condições de funcionamento do seu curso, entre outras. Além dos resultados dos estudantes no exame, essas informações são levadas em consideração para definição do Conceito Preliminar de Curso, que deve ser divulgado em novembro deste ano. “Minha esperança é de que o curso tenha o CPC alterado para 5. Existe uma grande possibilidade de que isso aconteça”, antevê o professor, que aponta as estruturas das fazendas experimentais e do hospital universitário da UFBA como pontos positivos que influenciam no aumento da nota. Lisboa ressalta ainda o número expressivo de estudantes concluintes de Medicina Veterinária que realizaram a última edição do Enade, um total de 98. Conforme relatou, preparar esse quantitativo de estudantes para fazer a prova demanda trabalho coletivo e muita dedicação.

Lisboa atribui o êxito na avaliação à motivação dos estudantes para fazerem a prova com afinco, mobilizados por ações de conscientização promovidas pela unidade de ensino. Ele também destaca a importância da atualização das informações sobre a universidade no Censo da Educação Superior, que são consideradas pelo INEP na definição da nota global, além do desempenho direto dos estudantes no Enade. Informações referentes, por exemplo, qualificação docente, como titulação e carga horária, contam pontos. “O nosso censo hoje é fidedigno, com informações atualizadas. Só isso já melhora a nossa nota no Enade“, analisa o professor.

Odontologia foi outro curso que apresentou evolução no conceito Enade, saltando de 4, em 2016, para 5 na avaliação realizada no ano passado. O diretor da Faculdade, professor Marcel Arriaga, ressalta a preparo dos estudantes que entenderam a necessidade de serem bem avaliados no Enade. “É importante mostrar para a sociedade que ofertamos o que há de melhor na Odontologia. Nós sabemos disso, mas sofremos com uma campanha de descrédito nos últimos anos. Então precisamos mostrar isso, mostrar que fazemos ciência, oferecemos educação de qualidade e formamos cidadãos participativos e profissionais plenos de seus direitos. O estudante da UFBA exerce a sua cidadania”, afirma o professor.

Todos os três cursos avaliados do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), em Vitória da Conquista, obtiveram conceito Enade 5: Farmácia, Nutrição e Enfermagem. O diretor do IMS Márcio Oliveira conta que toda a comunidade acadêmica do IMS/CAT/UFBA se alegra com a avaliação máxima dos cursos citados e continuará a trabalhar para manutenção da qualidade formativa em todos os cursos do campus. Ele reafirma o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, que impactam positivamente na vida dos estudantes, suas famílias e comunidades da região.

“Essa avaliação é mais um indicador da competência formativa da nossa instituição que tem como pilar fundamental a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Avaliações sucessivamente positivas são possíveis graças ao engajamento de competência, qualificação, dedicação e esforços do conjunto dos corpos docente, técnico-administrativo, servidores terceirizados e discentes que tem sempre além de conteúdo técnico científico, ambiente formativo adequado ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício profissional e o indispensável compromisso ético-moral com pacientes e a sociedade também trabalhado de maneira intensiva em nossos cursos”, afirma.

Nos resultados apresentados pelo INEP, o curso de Medicina da UFBA aparece entre os cursos com melhor desempenho na área, com nota geral de concluintes igual ou superior a 85 no Enade 2019.

Nos resultados apresentados pelo INEP, o curso de Medicina da UFBA aparece entre os cursos com melhor desempenho na área, com nota geral de concluintes igual ou superior a 85 no Enade 2019.



O pró-reitor de Ensino de Graduação explica que os resultados conferem prestígio para a universidade e impactam significativamente no reconhecimento profissional e na empregabilidade dos estudantes egressos. “Compõe a imagem pública da Universidade”, observa. Ele cita uma pesquisa em andamento na Faculdade de Economia que reúne dados promissores sobre o alto grau de empregabilidade dos egressos da UFBA. Outros fatores, como a diminuição da evasão e aumento do percentual de estudantes que se formam, assim como o crescimento da produção científica em periódicos internacionais, corroboram a evolução da qualidade dos cursos de graduação da Universidade. Penildon Filho, contudo, critica o cenário de cortes orçamentários que as universidades públicas enfrentam desde o ano de 2017, e acredita que o êxito nas avaliações de desempenho é mais uma sinalização para a sociedade acerca da relevância das universidades e da necessidade de se garantir os recursos para que essas instituições possam funcionar adequadamente.

Realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o exame realizado com os estudantes concluintes de cada curso é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, junto com os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional. Visa a contribuir para a permanente melhoria da qualidade do ensino oferecido, fornecendo informações fundamentais para a analise e avaliação das políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão. O Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, as suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e  às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Um comentário em “UFBA alcança nota máxima no Enade com cursos de graduação que estão entre os melhores do país

  1. Parabéns a tod@s alun@s, professor@s e gestor@s de nossa UFBA.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website