UFBA reúne, virtualmente, pesquisadores de destaque internacional na área de cognição e artes musicais

Download PDF
Um grande evento da área de cognição e artes musicais reunirá, virtualmente, na UFBA alguns dos principais nomes da área, pesquisadores de todas as cinco regiões do Brasil e de universidades estrangeiras: trata-se do III Encontro de Cognição e Artes Musicais (ENCAM 3), que acontece entre os dias 18 a 20 de novembro, promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e organizado pelo Programa de Pós-graduação em Música da UFBA.

flyer-spitzer-1024x1024 O professor Michael Spitzer, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, fará a conferência de abertura, com o tema “Metahistória: Música, Emoção, Cognição”, no dia 18, às 15 horas. O professor, que inaugurou a série de Conferências Internacionais sobre Música e Emoção realizada em Durham, em 2009, explora em suas diversas publicações as interações entre teoria da música, filosofia e psicologia.

Na sequência, está programada uma sessão especial com a musicóloga Candace Brower (EUA), que fará uma análise atualizada do artigo de sua autoria “Uma Teoria Cognitiva do Sentido Musical”, 20 após o seu lançamento. A obra explica como a música carrega sentido através de variadas repetições e mapeamentos entre domínios baseados em esquemas de imagem.

“É um artigo seminal, que inaugura a trajetória da pesquisa na área da cognição musical”, afirma o professor da Escola de Música e Coordenador de Difusão da Extensão da UFBA Guilherme Bertissolo, coordenador geral do evento, apontando a influência do texto de Brower, referência para pesquisadores de todo o mundo. Participarão como debatedores, além de Bertissolo, Paulo Costa Lima (UFBA), Marcos Nogueira (UFRJ), Michele Santana Manica (UNIRIO), Mauro Windholz (Princeton University).

A mesa de abertura do evento terá participação do reitor João Carlos Salles; do diretor da Escola de Música da UFBA, José Maurício Brandão; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS/UFBA), Flávia Candusso e do diretor vice-presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), Rael Toffolo, além de Bertissolo.
A programação inclui ainda comunicações de pesquisa que abordarão temas diversos, a exemplo do treinamento mental como ferramenta otimizadora da performance musical, e comunicações artísticas, incluindo formatos de improvisação musical à distância, com relato de experiências vídeo-sonoras em tempos de distanciamento social. Também estão programados lançamentos de livros e mesas redondas, que abordarão os textos do livro “Cognition, Composition, and Pedagogy”, organizado por Marcos Nogueira e Guilherme, que será lançado no evento. Trata-se de um volume abrangente sobre os processos criativos nas suas dimensões cognitivas e pedagógicas, com colaborações de autores brasileiros e estrangeiros. As atividades serão transmitidas através do site oficial do evento.

flyerNo dia 19, às 18 horas, a sessão especial será com o compositor e artista sonoro e de vídeo Bob Snyder (School of the Art Institute of Chicago/EUA), que abordará os sentidos do livro “Music and Memory” 20 anos depois do lançamento da obra, enfocando o texto que o autor produziu para o livro que será lançado no evento. A obra é considerada também um dos textos seminais nessa área do conhecimento. Sua produção enfoca as relações formais entre sons eletrônicos e imagens, usando sinais sintetizados visuais e de áudio como seu principal meio. Os debatedores serão Marcos Nogueira (UFRJ), Guilherme Bertissolo, Diana Santiago (UFBA), Luis Felipe Oliveira (UFMS) e Bibiana Bragagnolo (UFMT).

A conferência de encerramento acontece no dia 20, a partir das 18 horas, com o compositor e acadêmico Zvonimir Nagy (Duquesne University/Texas A&M University, EUA), que vai falar sobre a incorporação da criatividade musical, tema de livro de sua autoria em que oferece um olhar inovador para a natureza interdisciplinar da criatividade na composição musical. Suas composições são informadas pelas ciências cognitivas e computacionais da música e são moldadas pela tecnologia, espiritualidade e questões sociais.

O evento é gratuito e pode ser acompanhado nas redes sociais da ABCM, no Youtube e Facebook. Para obter certificação é necessário inscrição no evento através do site: https://abcogmus.org/eventos/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website