Destino UFBA: novo edital abre vagas para mais 25 professores visitantes

Download PDF

capa-internacionalizacao

Dando sequência aos esforços de fortalecimento de programas de pós-graduação, a UFBA lança mais um edital para contratação de 25 professores visitantes. Podem se candidatar pesquisadores que tenham título de doutorado com dois anos completos ou mais, sêniores ou juniores, brasileiros ou estrangeiros.

O projeto, criado em 2017, já possibilitou um intenso intercâmbio de saberes. Para o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Sérgio Ferreira, a ação viabilizou excelentes resultados aos programas de pós-graduação. “Os docentes têm atuado plenamente na orientação de mestrandos e doutorandos, ministrado disciplinas, participação em bancas de processos seletivos, concursos públicos e organização de eventos científicos. Destaca-se também a publicação de artigos científicos contribuindo para a produção acadêmica da nossa universidade”, afirma o pró-reitor.

Lançado em 23 de novembro, o edital contém detalhes dos critérios de seleção, requisitos para contratação, e outras informações. O documento descreve que “são considerados prioritários os candidatos com características de visitante sênior, com alta produção científica, experiência profissional e de orientação acumulada”. O objetivo é que esses docentes contribuam “de forma efetiva para o desenvolvimento da produção científica dos grupos de pesquisa do programa de pós-graduação, para a formação de recursos humanos e de redes de cooperação, inclusive fora da UFBA, possibilitando propostas de ações conjuntas que resultem em produção acadêmico-científica”. A trajetória acadêmica do candidato conta no momento da avaliação.

Todos os candidatos selecionados terão contrato de, no mínimo, um ano. A renovação é uma alternativa que não pode ultrapassar dois anos, para professores brasileiros, e quatro anos, quando se tratar de estrangeiros. A duração do contrato é definida pelo período de desenvolvimento do plano de trabalho no programa de pós-graduação em que o contratado irá atuar.

O papel do programa de pós-graduação é fundamental, pois cabe a ele a primeira seleção interna do candidato a professor visitante. Após a divulgação da chamada do processo seletivo no site de cada programa de pós-graduação, caberá aos programas encaminhar a relação dos selecionados, ordenada por prioridade, à Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação (PRPPG), que irá fazer a seleção final, por meio de um comitê multidisciplinar.

A UFBA conta atualmente com 87 programas de pós-graduação, dentro dos quais se distribuem 135 cursos, em todas as áreas de conhecimento.

Informações adicionais sobre o edital podem ser obtidas através do e-mail propg@ufba.br. Ou ainda pelo site: http://www.propg.ufba.br/.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website