Em cenário de pandemia, UFBA mantém suspensão de atividades presenciais e terá mais um semestre letivo online em 2021

Download PDF

A UFBA decidiu manter a suspensão de suas atividades acadêmicas e administrativas presenciais, face à manutenção do quadro de pandemia do coronavírus e à inexistência de mecanismo seguro, eficaz e universal de imunização. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni), que, reunido nos dias 23 e 27 de novembro, deliberou também pela realização de mais um semestre letivo majoritariamente online, em formato semelhante ao do Semestre Letivo Suplementar (SLS) realizado neste ano.

Pela resolução aprovada pelo Consuni, o próximo semestre será, a um só tempo, regular e especial. Regular porque a prerrogativa de definir a oferta de disciplinas – que no SLS esteve a encargo dos departamentos – retorna aos colegiados, instância acadêmica responsável por aferir e procurar atender à demanda dos estudantes, em diálogo com os departamentos e, em tempos de pandemia, com o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus. Mas será também um semestre especial, na medida que a oferta de disciplinas não poderá ser normal, tendo em vista as limitações de ordem tecnológica, de condições de trabalho e de acessibilidade impostas pela pandemia ao trabalho e estudo à distância.

O próximo semestre letivo irá de 22 de fevereiro a 12 de junho* e será registrado como 2021.1, tendo em vista que a não realização dos semestres regulares de 2020.1 e 2020.2 foi ocasionada por motivo de força maior – no caso, a pandemia. Assim, o Consuni decidiu pelo trancamento especial, para todos os estudantes, dos dois semestres regulares não realizados, expediente semelhante ao já utilizado pela UFBA em 2004, devido a uma extensa greve.

Pela decisão do Consuni, no semestre 2021.1, serão mantidas as mesmas diretrizes gerais adotadas no Semestre Letivo Suplementar – experiência desafiadora, mas que recebeu avaliação majoritariamente positiva da comunidade universitária, apesar das reconhecidas adversidades de natureza orçamentária, tecnológica e psicopedagógica. Também serão intensificadas as ações de capacitação docente, discente e de técnicos, bem como as iniciativas de inclusão digital direcionadas aos estudantes em maior vulnerabilidade socioeconômica.

A exemplo do SLS, o semestre 2021.1 não contará para o tempo máximo de conclusão dos cursos, e será permitido o trancamento dos cursos a qualquer tempo, tendo em vista que boa parte do corpo discente não reúne condições adequadas de estudo em casa.

A decisão do Consuni foi, mais uma vez, resultado de amplo e franco diálogo com as unidades universitárias e as três categorias, realizado em visitas de representantes da Administração Central a congregações e entidades de representação, bem como através do canal de comunicação ufbaemmovimento@ufba.br, e consubstanciado por dados concretos aferidos em enquetes enviadas pela Administração Central a docentes, discentes e técnicos.

Em breve será disponibilizada a íntegra da resolução aprovada.

* A data de encerramento do semestre 2021.1 é 12 de junho, e não 22, como havia sido publicado anteriormente. A informação foi corrigida no texto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website