Prêmio Literário da Biblioteca Nacional: Evelina Hoisel, do Instituto de Letras, fica em terceiro na categoria ensaios

evelinalivroA professora Evelina Hoisel, do Instituto de Letras da UFBA, foi agraciada com o terceiro lugar no “Prêmio Mário de Andrade”, correspondente à categoria ensaio do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional. A preimiação foi anunciada nesta sexta-feira, 27 de novembro.

O livro premiado intitula-se “Teoria, crítica e criação literária: o escritor e seus múltiplos” e foi publicado em 2019 pela Editora Civilização Brasileira. O livro apresenta questões essenciais que permeiam o universo da teoria, da crítica e da criação literária, principalmente a noção do escritor e seus múltiplos, desdobrados nas funções de crítico, intelectual e professor. Autores como Silviano Santiago, Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Affonso Romano de Sant’Anna, Judith Grossmann e Evando Nascimento, entre outros, são abordados sob o prisma de questões contemporâneas, segundo aspectos de autobiografia, autoficção e bioficção, temáticas decisivas para a literatura no século XXI. Sublinhe-se a perspectiva interdisciplinar dos estudos literários em relação à Filosofia, em particular pensadores franceses como Jacques Derrida, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Roland Barthes. A pesquisa de Hoisel é útil tanto para escritores e demais interessados em literatura e poesia quanto para estudantes e professores universitários do campo das humanidades.

Evelina Hoisel é professora titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi diretora do Instituto de Letras da UFBA e coordenadora da Pós-Graduação (PPGLL), presidente da Associação Brasileira de Literatura Brasileira (Abralic) e da Academia de Letras da Bahia. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e autora dos livros Supercaos: os estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas; Grande sertão: Veredas – uma escritura biográfica, entre outros. Possui vários ensaios publicados em coletâneas e periódicos.