Assessoria Pedagógica aos Docentes da UFBA promove lives interativas e plantões tira-dúvidas

Download PDF

adpu

 

Ferramenta necessária em um contexto de pandemia, a educação online é também um grande desafio para toda comunidade acadêmica. Para mediar questões didático-pedagógicas, as unidades de ensino e o corpo docente da UFBA podem contar com a Assessoria Pedagógica aos Docentes (APDU), vinculada à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), sob a coordenação das professoras Cristina d’Ávila, da Faculdade de Educação, e Ana Verena Madeira, do Instituto de Biologia.

Desde o ano passado, com o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais, e a consequente migração das atividades para o ambiente virtual, houve grande demanda de suporte técnico e pedagógico para a educação mediada pelas tecnologias digitais, conta a professora Cristina. Nesse sentido, a APDU vem atuando para acompanhar e apoiar docentes em suas demandas mais emergentes e para a construção do seu planejamento de ensino/aula, escolha de metodologia e práticas avaliativas que melhor se coadunam com seu ideário pedagógico, além de outras sugestões de uso das plataformas Moodle e Mconf RNP e suas potencialidades.

De acordo com pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva Filho, a ideia da assessoria foi moldada durante o semestre letivo suplementar (SLS), em 2020, como parte do Programa de Formação Pedagógica do Docente (Forped), que desenvolve ações como o Ateliê Didático, que vem promovendo atualização pedagógica aos docentes da universidade desde 2016. A ação teve início com a criação de uma frente de trabalho para dialogar, mediar e acompanhar o fazer docente na UFBA, e envolve pedagogas e técnicos em educação da pró-reitoria e das unidades de ensino. “Tenho certeza de que a iniciativa continuará após a pandemia e será importante para a qualidade do ensino de graduação da UFBA”, afirma o pró-reitor.

As inscrições para a APDU seguem abertas em fluxo contínuo, com agendamento para atendimento personalizado aos docentes. Segundo a professora Cristina d’Ávila, quase 300 professores e professoras receberam orientações no SLS. Em 2021, mais de 160 docentes já participaram das atividades promovidas pela Assessoria. A coordenadora ressalta a importância da formação contínua e planeja uma ação institucional permanente cada vez mais próxima das unidades de ensino e dos cerca de 2.800 docentes da UFBA. D’Ávila defende o fomento à cultura formacional e entende que, além do domínio de conteúdo, é preciso investir na didática para mediar o conhecimento da forma crítica, criativa e competente. Entre as principais questões abordadas pelos docentes estão os processos de mediação online, de avaliação, além de dúvidas sobre os recursos digitais disponíveis nas plataformas.

A APDU “funciona como uma página na plataforma Moodle”, explica d´Ávila, sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle), que oferece acesso a plantões diários com a equipe de assessoras pedagógicas e especialistas pronta a acolher e dirimir dúvidas e dilemas didático-pedagógicos na modalidade online. As plataformas possibilitam atendimentos síncronos, via RNP, e assíncronos, no Moodle, incluindo lives interativas, que conectam, em tempo real, docentes de diversas unidades aos temas mais recorrentes detectados durante a semana.

Também são recursos desse ambiente virtual os chats e fóruns interativos, para troca de experiências metodológicas e criação de redes de aprendizagem, assim como a estante pedagógica virtual, que disponibiliza títulos, artigos, vídeos, entre outros materiais que docentes podem utilizar para ampliar os seus recursos pedagógicos em aula.

Para contar com o apoio da Assessoria Pedagógica ao Docente UFBA, a inscrição deve ser feita no site: https://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=8639. Após acesso, a chave de inscrição estará disponível no texto inicial. Novos membros serão aceitos até o limite de vagas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website