UFBA seleciona 25 novos professores visitantes para atuar em programas de pós-graduação

Download PDF

A UFBA selecionou 25 novos professores visitantes brasileiros e estrangeiros para atuar em seus programas de pós-graduação a partir de junho, com contrato de, no mínimo, 1 ano. Trata-se de um grupo de docentes com alta produção científica e experiência de docência e orientação acumulada, que contribuirá para o desenvolvimento da pesquisa e a integração da UFBA a redes de colaboração. Iniciada em 2017, a política de atração de docentes com alta qualificação já trouxe à Universidade aproximadamente uma centena de nomes de destaque nacional e internacional em suas áreas.

Os contratados desempenharão as atividades em regime de dedicação exclusiva, a partir do dia 1º de junho de 2021. Entre os 25 selecionados, 17 são professores brasileiros, que atuarão até dois anos na UFBA, e oito são estrangeiros, que poderão renovar a estadia por até quatro anos. Os 25 novos docentes, e mais seis suplentes, foram selecionados através do edital PV 001/2020, publicado em novembro de 2020, pela Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação (PROPG) em parceria com a Assessoria para a Assuntos Internacionais da UFBA. Veja a lista disponibilizada no site da PROPG/UFBA.

Comitê de seleção professores visitantes

Reunião online do Comitê de Seleção dos professores visitantes 2021

Todo o processo seletivo dessa terceira edição para a contratação de professores visitantes para a pós-graduação Stricto Sensu, aconteceu de forma remota.  “Foi possível vencer o desafio deste momento de distanciamento, devido à experiência já acumulada pelo comitê de análise dos pareceres, mediante a transposição da realização das atividades para uma sala online da plataforma WebConference, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)”, disse o assessor adjunto para Assuntos Internacionais da UFBA, professor Ronaldo Lopes Oliveira, presidente do comitê de seleção.

O comitê – composto por sete docentes com alta experiência em avaliação, pesquisa e atividades de pós-graduação: os professores Antonio Virgílio Bittencourt, Célia Regina Tavares, Debora Foguel, Edmilson Paschoal, Leilson Bezerra, Robert Vehine e Ronaldo Oliveira –  trabalhou durante três semanas, analisando dados de 125 candidatos previamente escolhidos pelos programas de pós-graduação da UFBA interessados. Os colegiados dos programas realizaram seleções internas, seguindo orientações publicadas no mesmo edital, e encaminharam pareceres sobre os aprovados para a avaliação do comitê de seleção.

Como presidente do comitê, Oliveira considerou que o grupo “teve um trabalho muito apurado, diante do altíssimo nível dos participantes” e que os professores classificados possuem perfil com histórico acadêmico de alta produção científica, experiência profissional e de orientação. Eles deverão “contribuir para o desenvolvimento dos grupos de pesquisa da pós-graduação, formação de recursos humanos e de redes de cooperação, possibilitando a realização de ações conjuntas, que resultem em produção acadêmico-científica na UFBA e entre outras instituições”, conforme a expectativa dos organizadores do certame.

Histórico de visitas positivas

A seleção de professores visitantes na UFBA está em sua terceira edição, em conformidade a Lei n°. 8.745, de 09/12/1993 e alterações posteriores.

Em 2017, a UFBA deu início aos processos seletivos para contratação de professores visitantes, nacionais e estrangeiros, com o edital PV 001/2017-2018. Naquela edição pioneira, a seletiva aconteceu em duas chamadas, e foram reunidos 44 professores: 26 estrangeiros e 18 nacionais. Em 2018, foram aprovados mais 33 professores: 19 estrangeiros e 14 brasileiros.

Na segunda edição, com o edital PV 001/2019, foram escolhidos mais 25 docentes, sendo 14 brasileiros e 11 estrangeiros, abrangendo 23 programas de pós-graduação. Em razão da pandemia, a emissão de vistos de trabalho foi suspensa pelo Ministério do Trabalho/Secretaria de Trabalho, e impossibilitou a contratação dos docentes estrangeiros.

Considerando os resultados positivos alcançados nas duas edições anteriores, a Universidade decidiu lançar, em novembro de 2020, a terceira edição do edital, o PV 001/2020, com disponibilidade de 25 novas vagas.

Resultado da seleção do Edital PV 001/2020 – Professores Visitantes 2021

Selecionados Programa de Pós-Graduação País de Nascimento
Alfonso Gala García Odontologia Peru

(mora no Brasil)

Ana Luiza d’Ávila Viana Saúde Coletiva Brasil
Andrea Califano Relações Internacionais Itália
Antonio Sérgio Alfredo Guimarães Brasil
Cibele Saliba Rizek Arquitetura e Urbanismo Brasil
Cristina Fernandes Rosa Dança Brasil
Danillo Gardenal Augusto Biociências (IMS) Brasil
Deise Lucy Oliveira Montardo Música Brasil
Elson Paiva de Oliveira Geologia Brasil
Fernando Luiz Pellegrini Pessoa Engenharia Industrial Brasil
Francesco Rubino Direito Itália
Giani Andrea Linde Colauto Alimentos, Nutrição e Saúde Brasil
Gilliard Nardel Malheiros Silveira Engenharia Elétrica Brasil
Goia de Mattos Lyra Biodiversidade e Evolução Brasil
Ignacio Sebastián Gomez Física Argentina
Juliana Aparecida de Oliveira Camilo Psicologia Brasil
Juliana Hipólito de Sousa Ecologia Brasil
Marcos Sorrentino Educação Brasil
Mauricio Caviedes Antropologia Colômbia
Mirta Susana Morales Comunicação e Cultura Argentina
Nelson Barros Colauto Ciência de Alimentos Brasil
Rodrigo Dias de Oliveira Carvalho Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas Brasil
Saddo Ag Almouloud Ensino, Filosofia e História das Ciências Mali

(mora no Brasil)

Sérgio Paulo Maravilhas Lopes Administração Portugal

(mora no Brasil)

Tereza Magalhães Saúde, Ambiente e Trabalho Brasil

 

Suplentes Programa de Pós-Graduação País de nascimento
José Gregorio Rodríguez Nieto Mestrado em Matemática Colômbia
Breno Augusto Souto Maior Fontes Ciências Sociais Brasil
Cristina Schmidt Silva Portéro Museologia Brasil
Rodrigo da Silva Ferreira Multicentrico-Bioquimica Brasil
Lorena Christine Ferreira da Silva Microbiologia Brasil
Julio Cesar Sampaio do Prado Leite Ciência da Computação Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website