UFBA seleciona 25 novos professores visitantes para atuar em programas de pós-graduação

A UFBA selecionou 25 novos professores visitantes brasileiros e estrangeiros para atuar em seus programas de pós-graduação a partir de junho, com contrato de, no mínimo, 1 ano. Trata-se de um grupo de docentes com alta produção científica e experiência de docência e orientação acumulada, que contribuirá para o desenvolvimento da pesquisa e a integração da UFBA a redes de colaboração. Iniciada em 2017, a política de atração de docentes com alta qualificação já trouxe à Universidade aproximadamente uma centena de nomes de destaque nacional e internacional em suas áreas.

Os contratados desempenharão as atividades em regime de dedicação exclusiva, a partir do dia 1º de junho de 2021. Entre os 25 selecionados, 17 são professores brasileiros, que atuarão até dois anos na UFBA, e oito são estrangeiros, que poderão renovar a estadia por até quatro anos. Os 25 novos docentes, e mais seis suplentes, foram selecionados através do edital PV 001/2020, publicado em novembro de 2020, pela Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação (PROPG) em parceria com a Assessoria para a Assuntos Internacionais da UFBA. Veja a lista disponibilizada no site da PROPG/UFBA.

Comitê de seleção professores visitantes

Reunião online do Comitê de Seleção dos professores visitantes 2021

Todo o processo seletivo dessa terceira edição para a contratação de professores visitantes para a pós-graduação Stricto Sensu, aconteceu de forma remota.  “Foi possível vencer o desafio deste momento de distanciamento, devido à experiência já acumulada pelo comitê de análise dos pareceres, mediante a transposição da realização das atividades para uma sala online da plataforma WebConference, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)”, disse o assessor adjunto para Assuntos Internacionais da UFBA, professor Ronaldo Lopes Oliveira, presidente do comitê de seleção.

O comitê – composto por sete docentes com alta experiência em avaliação, pesquisa e atividades de pós-graduação: os professores Antonio Virgílio Bittencourt, Célia Regina Tavares, Debora Foguel, Edmilson Paschoal, Leilson Bezerra, Robert Vehine e Ronaldo Oliveira –  trabalhou durante três semanas, analisando dados de 125 candidatos previamente escolhidos pelos programas de pós-graduação da UFBA interessados. Os colegiados dos programas realizaram seleções internas, seguindo orientações publicadas no mesmo edital, e encaminharam pareceres sobre os aprovados para a avaliação do comitê de seleção.

Como presidente do comitê, Oliveira considerou que o grupo “teve um trabalho muito apurado, diante do altíssimo nível dos participantes” e que os professores classificados possuem perfil com histórico acadêmico de alta produção científica, experiência profissional e de orientação. Eles deverão “contribuir para o desenvolvimento dos grupos de pesquisa da pós-graduação, formação de recursos humanos e de redes de cooperação, possibilitando a realização de ações conjuntas, que resultem em produção acadêmico-científica na UFBA e entre outras instituições”, conforme a expectativa dos organizadores do certame.

Histórico de visitas positivas

A seleção de professores visitantes na UFBA está em sua terceira edição, em conformidade a Lei n°. 8.745, de 09/12/1993 e alterações posteriores.

Em 2017, a UFBA deu início aos processos seletivos para contratação de professores visitantes, nacionais e estrangeiros, com o edital PV 001/2017-2018. Naquela edição pioneira, a seletiva aconteceu em duas chamadas, e foram reunidos 44 professores: 26 estrangeiros e 18 nacionais. Em 2018, foram aprovados mais 33 professores: 19 estrangeiros e 14 brasileiros.

Na segunda edição, com o edital PV 001/2019, foram escolhidos mais 25 docentes, sendo 14 brasileiros e 11 estrangeiros, abrangendo 23 programas de pós-graduação. Em razão da pandemia, a emissão de vistos de trabalho foi suspensa pelo Ministério do Trabalho/Secretaria de Trabalho, e impossibilitou a contratação dos docentes estrangeiros.

Considerando os resultados positivos alcançados nas duas edições anteriores, a Universidade decidiu lançar, em novembro de 2020, a terceira edição do edital, o PV 001/2020, com disponibilidade de 25 novas vagas.

Resultado da seleção do Edital PV 001/2020 – Professores Visitantes 2021

Mauricio Caviedes Antropologia Colômbia
Mirta Susana Morales Comunicação e Cultura Argentina
Nelson Barros Colauto Ciência de Alimentos Brasil