UFBA lança edital para contratar até 70 professores visitantes

professor visitante assinatura

A partir da esquerda, vice-reitor Paulo Miguez, reitor João Carlos Salles, pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Olival Freire Jr. e coordenador de Ensino de Pós-Graduação, Ronaldo Lopes

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou na quinta feira, 30 de março, um edital para a contratação temporária de até 70 professores visitantes, visando ao fortalecimento de seus programas de pós-graduação e à evolução de sua busca por excelência acadêmica. Podem se candidatar pesquisadores que tenham título de doutorado, sêniores ou juniores, brasileiros ou estrangeiros.

“Este é um gesto de afirmação de valores essenciais da UFBA, no sentido de avançar na qualidade de sua pesquisa e na internacionalização da Universidade”, disse o reitor João Carlos Salles ao assinar o edital. “Com este programa a UFBA busca, mesmo nas atuais condições orçamentárias adversas das universidades federais, fortalecer a qualidade da sua pesquisa e pós-graduação”, observou o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Olival Freire Jr.

Com uma marca hoje forte de universidade socialmente inclusiva, a UFBA conta atualmente com 87 programas de pós-graduação, dentro dos quais se distribuem 135 cursos — 52 deles de doutoramento –, reunindo 6.500 alunos. Os cursos espelham a qualidade da pesquisa e da pós-graduação existentes na UFBA em todas as áreas de conhecimento.

As candidaturas vão ser apresentadas pelos colegiados dos programas de pós-graduação, portanto, os interessados  podem acessar diretamente  programas para obter detalhes e contatos. É possível também acessar a íntegra do edital.

A remuneração dos visitantes será análoga à dos professores adjunto, associado ou titular, da carreira regular e a UFBA vai assegurar passagem aérea, ida e volta, em classe econômica, aos professores selecionados. Os contratos para os professores visitantes brasileiros serão de até um ano, renovável por mais um, e para os estrangeiros, de até dois anos, renováveis por mais dois.

A UFBA comemorou no ano passado seu 70º aniversário, mas alguns de seus cursos antecedem em muito a criação da Universidade e remontam ao século XIX. De fato, já em 1808, quando começaram a ser implementados os cursos universitários na ainda colônia, com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, o primeiro autorizado foi o de Cirurgia em Salvador, embrião da Faculdade de Medicina.

A UFBA está sediada em Salvador, com campi também no interior do estado. Salvador foi fundada em 1549 e por 200 anos foi a capital da colônia, depois transferida para o Rio de Janeiro. É, portanto, cidade que abriga significativa herança do Brasil colonial. E por efeito da concentração dos negócios do tráfico negreiro em seu território, durante o longo período de prática da escravidão neste país, a cidade destaca-se por um  forte dinamismo cultural marcado expressiva presença da cultura africana. A hospitalidade que caracteriza o povo baiano certamente estará presente na recepção aos professores visitantes.

Informações adicionais sobre este edital podem ser obtidas através do e-mail propg@ufba.br. Informações sobre a UFBA podem ser obtidas em www.ufba.br E os números principais da Universidade podem ser vistos nesta sinopse