Criada na Politécnica, empresa inova em tecnologia de gestão de frotas e capta R$ 1,2 milhão

Download PDF
Engenheiros Infleet

Engenheiros egresso da Escola Politécnica que fundaram a Infleet.

Por ter criado um produto original e inédito na área de gestão de frotas no Brasil, a empresa Infleet – fundada por quatro engenheiros formados há pouco tempo pela Escola Politécnica da UFBA, quando eles ainda eram estudantes – captou um investimento no valor de R$ 1,2 milhão.

O motivo desse investimento – financiado pelas empresas investidoras DOMO Invest, Bossa Nova e Anjos do Brasil – foi o desenvolvimento de uma plataforma integrada como um hub integrador de informações, que reúne soluções para todas as áreas da logística e gestão de equipamentos  – planejamento de rotas, manutenção, abastecimento, monitoramento e telemetria –, possibilitando maior controle dos custos dos veículos e permitindo planejar ações que reduzam essas despesas.

Liderada pelos engenheiros mecânicos Henrique Amorim, Lucas Bastos e Victor Cavalcanti, mais o engenheiro de controle e automação Vitor Reis, a empresa, foi fundada graças à participação dos quatro em programas de inovação científica da Politécnica, sob a orientação de docentes dos cursos de engenharia mecânica e de engenharia de controle e automação de processos, entre eles o professor Ednildo Andrade Torres.

A empresa foi incubada na Inovapoli (incubadora de iniciativas empreendedoras de estudantes da Escola Politécnica) entre 2017 e 2019 e hoje se encontra no Parque Tecnológico da Bahia, além de fazer parte dos Hubs de Inovação do Cubo Itaú e do Distrito. Além de ter desenvolvido a plataforma integrada, a Infleet acumula prêmios de inovação nas áreas de logística e mobilidade.

Os engenheiros que lideram o empreendimento informam que “a interação com a universidade foi fundamental, e o pensamento científico tem tudo a ver com o método enxuto de desenvolvimento de ideias inovadoras”, aplicadas na empresa para o mercado. Atualmente, a Infleet é uma das empresas mais inovadoras do ecossistema baiano e brasileiro, “trazendo aperfeiçoamentos para um setor que ainda carece muito de soluções que simplifiquem a gestão e o dia a dia dos profissionais, como é o caso do setor de logística”, afirmam.

Ao longo do curso de graduação, “todos tiveram contato com um ambiente extremamente inovador, tendo contato com práticas e metodologias de ponta, além de participar da estruturação de diversos setores, oportunidade única de desenvolvimento profissional”.

O surgimento da empresa se deu após a participação dos fundadores em um programa de inovação aberta, promovido pela montadora da indústria automotiva francesa Renault, em julho de 2017, quando a ideia da Infleet ficou entre as três premiadas entre mais de 400 ideias inovadoras de todo Brasil avaliadas. A conquista obtida pelos ainda estudantes Henrique, Lucas e Victor (então intitulada Equipe Smart Security), que trabalhou na confecção do protótipo de um “alarme proativo” no desafio “Renault Experience 2.0” foi notícia Edgardigital em 2017.

Após a vitória nesse concurso, os sócios-estudantes decidiram criar a empresa, em 2018. Ao longo desse caminho, venceram diversos prêmios e editais como o Arlindo Fragoso (CREA-BA); a Aceleradora Inovativa Brasil; a Aceleradora Vale do Dendê; a Aceleradora Senai Cimatec; o Prêmio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial; o Edital Fundeci do Banco do Nordeste e a Aceleração da Qintess.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website