Abraçado pela comunidade, Congresso da UFBA bate recorde de mesas e consolida formato

Download PDF

card_MVII

O Congresso dos 75 anos da UFBA, que acontece em dezembro, recebeu de docentes, técnicos e estudantes 1.150 propostas de mesas (e outras formas de discussão, como palestras, webinários, entrevistas, etc.). É o maior número já registrado nas sete edições do evento, um recorde que resulta da forte adesão da comunidade universitária e atesta o sucesso do formato do Congresso – que, a partir de 2016, revitalizou e ampliou o antigo seminário de pesquisa da Universidade.

“Será o maior Congresso já feito até então. O Congresso é um patrimônio da UFBA, que deve se repetir doravante, seja no formato remoto, seja no presencial. Qualquer que seja o formato, a UFBA conseguiu uma marca importante nesse difícil cenário”, afirma o reitor João Carlos Salles.

Outro indicador de sucesso é o número de inscritos, que, a pouco mais de dois meses do evento, já supera os 9 mil. Além das mais de mil mesas – ante 907 propostas recebidas na edição realizada em fevereiro, maior marca até então – , o Congresso terá 150 intervenções artísticas (em fevereiro foram 143) e 2.200 vídeo-pôsteres de 5 minutos apresentando pesquisas de estudantes (ante 3.022 em fevereiro).

A grande quantidade de atividades ao vivo propostas certamente fará aumentar o número de salas virtuais simultâneas. Na primeira edição virtual do Congresso, foram 8 salas simultâneas em 10 dias de evento. Na segunda, 27 salas simultâneas em 5 dias de evento. Para o Congresso dos 75 anos, a previsão da organização é de algo em torno de 40 salas simultâneas em 5 ou 6 dias de atividades.

Todo esse trabalho requererá, mais uma vez, forte colaboração dos monitores voluntários, que têm garantido o sucesso das últimas edições do evento, atuando sob supervisão da equipe técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFBA. A chamada para monitores será lançada em breve, mas é bem possível que o número de pessoas nos bastidores do Congresso supere os 200 envolvidos na organização da edição de fevereiro.

card_inscritos6Inscrições e participação

A partir de agora, as inscrições estão abertas para qualquer pessoa, seja ela membro ou não da comunidade UFBA. Qualquer pessoa, inscrita ou não, poderá assistir às atividades da programação do Congresso, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para os participantes inscritos.

A dinâmica de submissões de propostas à programação do evento foi a mesma dos dois congressos anteriores. Estudantes, professores, técnicos e terceirizados da comunidade UFBA inscritos puderam submeter, até 22 de setembro, propostas em três diferentes modalidades: vídeo-pôsteres de 5 minutos (apenas para estudantes); mesas e outras formas de discussão, englobando palestras, debates, entrevistas e depoimentos; e intervenções artísticas.

Já tradicional e querido pela comunidade universitária, o Congresso é um espaço de encontro, reflexão e demonstração pública da vitalidade da pesquisa, ensino e extensão realizados por nossa instituição, contemplando também a livre expressão de suas artes e o exercício de sua capacidade de reflexão crítica sobre a conjuntura social e política. Nenhum outro evento, portanto, poderia servir melhor para comemorar os 75 anos da Universidade Federal da Bahia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website