UFBA integra Campanha Zeis Já!, em favor do direito à moradia e à cidade

A Campanha Zeis Já! tem como objetivo fomentar o debate público pelo direito à moradia e à cidade, chamando atenção para a existência das Zonas Especiais de Interesse Social – as chamadas Zeis, áreas demarcadas no território de uma cidade para assentamentos habitacionais de população de baixa renda.

Salvador possui 234 Zeis estabelecidas pelo último Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PPDU). A ideia é que, através da campanha, se constitua um espaço de engajamento e articulação de lideranças comunitárias, atores do sistema de justiça, técnicos e gestores públicos para defesa dos territórios populares de Salvador, incluindo infraestrutura e equipamentos como escola, posto de saúde, espaços de lazer e cultura.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) com recursos de edital público do Ministério Público da Bahia, a campanha envolve professores e estudantes universitários da UFBA, Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Universidade Estadual de Feira de Santanta (UEFS) em atividades de ensino, pesquisa e extensão, em diálogo com moradores das ZEIS, representantes de coletivos e movimentos sociais.

Na UFBA, a campanha vincula-se à Residência AU+E/FAUFBA e conta com representação da professora da Faculdade de Arquitetura, Thaís Rosa e do professor da Faculdade de Comunicação, Marcos Bau Carvalho, além das estudantes de graduação e pós-graduação Laís Rocha, Thaís Andrade, Juliana Linhares e Michaela Alves.

PRODUÇÃO E REPORTAGEM
GISELE SANTANA

EDIÇÃO
VICTOR MOTA