UFBA integra Campanha Zeis Já!, em favor do direito à moradia e à cidade

Download PDF

A Campanha Zeis Já! tem como objetivo fomentar o debate público pelo direito à moradia e à cidade, chamando atenção para a existência das Zonas Especiais de Interesse Social – as chamadas Zeis, áreas demarcadas no território de uma cidade para assentamentos habitacionais de população de baixa renda.

Salvador possui 234 Zeis estabelecidas pelo último Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PPDU). A ideia é que, através da campanha, se constitua um espaço de engajamento e articulação de lideranças comunitárias, atores do sistema de justiça, técnicos e gestores públicos para defesa dos territórios populares de Salvador, incluindo infraestrutura e equipamentos como escola, posto de saúde, espaços de lazer e cultura.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) com recursos de edital público do Ministério Público da Bahia, a campanha envolve professores e estudantes universitários da UFBA, Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Universidade Estadual de Feira de Santanta (UEFS) em atividades de ensino, pesquisa e extensão, em diálogo com moradores das ZEIS, representantes de coletivos e movimentos sociais.

Na UFBA, a campanha vincula-se à Residência AU+E/FAUFBA e conta com representação da professora da Faculdade de Arquitetura, Thaís Rosa e do professor da Faculdade de Comunicação, Marcos Bau Carvalho, além das estudantes de graduação e pós-graduação Laís Rocha, Thaís Andrade, Juliana Linhares e Michaela Alves.

FICHA TÉCNICA

PRODUÇÃO E REPORTAGEM
GISELE SANTANA

EDIÇÃO
VICTOR MOTA

IMAGENS

Dique do Tororó, Salvador – Bahia
Drone Imagens

DOCUMENTÁRIO “NASCIDOS E VIVOS DA FONTE DO TORORÓ”
Walter Takemoto

Cidade Moderna: Salvador tem os encantos
e defeitos das megacidades
A TARDE

Nordeste de Amaralina
TVE BAHIA

Drone em Pirajá Salvador BA
F.B.N BARROS

Moradores pobres do Pelourinho resistem para continuar nos casarões
Rede TVT

VINHETA
LINCOLN ARAMAIKO

LOGO
IARA PATINO

COORDENAÇÃO GERAL
MARCO QUEIROZ
RICARDO SANGIOVANNI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website