Congresso da UFBA abre chamada para monitores e deverá selecionar cerca de 500 voluntários

WhatsApp Image 2021-10-08 at 13.11.08

Para comemorar seus 75 anos fazendo o maior Congresso já realizado, a UFBA precisará da contribuição valiosa de cerca de 500 monitores voluntários. Essa é a estimativa da organização do Congresso, que abriu chamada para seleção de monitores. As inscrições estão abertas até 22 de outubro.

Os candidatos devem ser estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFBA. Apenas aqueles já inscritos no Congresso – em qualquer categoria, através do site congresso75anos.ufba.br – poderão concorrer a uma vaga como monitor. Os monitores atuarão de forma remota antes, durante e depois do evento, que acontecerá entre 06 e 11 de dezembro. Ainda não se inscreveu? Clique aqui.

Os candidatos deverão preencher o formulário neste link. Embora seja bem-vindo algum grau de conhecimento em tecnologia da informação e familiaridade com transmissão de vídeo e lives em redes sociais (como YouTube, Facebook, Instagram), estudantes de qualquer curso ou área do conhecimento poderão atuar na monitoria. Os selecionados serão treinados pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) para atuar no evento e receberão certificados de participação. Dúvidas podem ser remetidas para congresso.selecao@ufba.br.

Recorde de mesas

O Congresso dos 75 anos da UFBA recebeu 1.150 propostas de mesas (e outras formas de discussão, como palestras, webinários, entrevistas, etc.), maior número já registrado nas sete edições do evento – um recorde que resulta da forte adesão da comunidade universitária e atesta o sucesso do formato do Congresso.

“Será o maior Congresso já feito até então. O Congresso é um patrimônio da UFBA, que deve se repetir doravante, seja no formato remoto, seja no presencial. Qualquer que seja o formato, a UFBA conseguiu uma marca importante nesse difícil cenário”, afirma o reitor João Carlos Salles.

A grande quantidade de atividades ao vivo propostas certamente fará aumentar o número de salas virtuais simultâneas. Na primeira edição virtual do Congresso, foram 8 salas simultâneas em 10 dias de evento. Na segunda, 27 salas simultâneas em 5 dias de evento. Para o Congresso dos 75 anos, a previsão da organização é de algo em torno de 40 salas simultâneas em 6 dias de atividades.

Outro indicador de sucesso é o número de inscritos, que, há pouco mais de dois meses do evento, já supera os 9 mil. Além das mais de mil mesas – ante 907 propostas recebidas na edição realizada em fevereiro, maior marca até então – , o Congresso terá 150 intervenções artísticas (em fevereiro foram 143) e 2.200 videopôsteres de 5 minutos apresentando pesquisas de estudantes (um pouco abaixo dos 3.022 recebidos em fevereiro).