UFBA sedia encontro inaugural da Rede Iberoamericana de Filosofia

Download PDF

cartazImportantes organizações e associações filosóficas de vários países latino-americanos e dos dois países da Península Ibérica estarão reunidas em Salvador para o primeiro Encontro da Rede Iberoamericana de Filosofia, que acontece nos dias 19 e 20 de abril. O encontro, sediado pela UFBA, marcará a fundação da Rede, que visa especialmente à troca de experiências, a discussão e a defesa da presença do ensino de filosofia nos currículos escolares do ensino básico desses países.

Estarão presentes representantes de 24 associações da área de filosofia da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e países centro-americanos, além de Espanha e Portugal. A comissão organizadora do encontro é formada pelos pesquisadores Adriano Correia (da Universidade Federal de Goiás, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – Anpof), Antonio Campillo (da Universidad de Murcia, na Espanha, e presidente da Red Española de Filosofía – REF) e pelo reitor da UFBA, professor João Carlos Salles, que também preside a Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF).

“Vamos tecer uma ‘organização de organizações’, que terá como foco principal a luta pelo ensino de filosofia, que, em muitos desses países, vem sofrendo modificações, ataques e retrocessos”, afirma Salles. Além da defesa do ensino de filosofia, a Rede terá outros dois eixos temáticos centrais: a cooperação na organização dos congressos iberoamericanos e interamericanos de filosofia e a promoção, em todo o mundo, da criação e a difusão do pensamento em espanhol e em português. O Congresso da SIF – que acontece regularmente desde 1940 – terá sua próxima edição em 2019, na Colômbia.

O primeiro dia do encontro será dedicado a apresentar, contrastar e debater a situação atual dos estudos de filosofia (tanto do ensino médio quanto da universidade), as iniciativas empreendidas para a defesa destes estudos, os êxitos e os fracassos alcançados e as expectativas para o futuro.

O segundo dia será dedicado a debater propostas e estabelecer acordos sobre quatro questões: 1) a constituição da Rede Iberoamericana de Filosofia, mediante a interconexão ou a federação das distintas associações e instituições já existentes em cada país; 2) a concepção de uma estratégia comum para defender em escala internacional a presença da filosofia no sistema educativo e a coordenação desta estratégia com a Federação Internacional de Sociedades de Filosofia (FISP); 3) a cooperação para garantir a continuidade dos congressos ibero-americanos e interamericanos de filosofia; e 4) a promoção, em todo o mundo, do pensamento que se expressa em espanhol e em português (sem ignorar as línguas minoritárias), começando pela participação ativa nos congressos mundiais de filosofia.

 

Confira a programação completa do evento:

Local: Auditório Biblioteca Universitária de Saúde Prof. Álvaro Rubim de Pinho (campus do Canela, atrás do Hospital Universitário)

19/04/2017

14:00 – Abertura
14:30-16:15–Apresentação da situação dos estudos de filosofia na comunidade iberoamericana (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Honduras)
16:30-18:00 – Apresentação da situação dos estudos de filosofia na comunidade iberoamericana (México, Panamá, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela)

20/04/2017

8:30-10:00 – Debate sobre iniciativas no sentido de defender a presença da filosofia no sistema educativo.
10:30-12:00 – Discussão sobre a natureza e as atribuições da Rede Iberoamericana de Filosofia
14:00-15:30 –Apreciação de proposta preliminar de estatuto para a entidade.
16:00-18:00 – Debate sobre o pensamento iberoamericano. Informações sobre os próximos congressos: iberoamericano (2018) e interamericano (2019)

 

Um comentário em “UFBA sedia encontro inaugural da Rede Iberoamericana de Filosofia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website