Especialistas avaliam relatórios de 77 cursos de pós-graduação

Download PDF

Os relatórios dos programas de 77 dos 87 cursos de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia estão sendo avaliados ao longo desta semana por 15 especialistas, oito da própria UFBA e sete de diferentes instituições de ensino superior do país, reunidos no Hotel Sol Bahia. O reitor João Carlos Salles esteve presente na abertura do encontro, na segunda feira, 3 de outubro, saudando os avaliadores.

reitor

Reitor esteve presente, saudando os avaliadores

O objetivo central da avaliação é oferecer aos programas recomendações para que seus relatórios traduzam perfeitamente as características de cada um, sejam qualidades ou carências, tendo em vista inclusive que em março próximo deverão apresentar os relatórios quadrienais à CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. “Já sabemos, por exemplo, que será necessário fazer uma oficina para esses relatórios”, diz o professor Ronaldo Lopes Oliveira, coordenador de Ensino de Pós-Graduação.

Mas desse encontro poderão surgir também subsídios para o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFBA (PDI) que começa a ser elaborado para os próximos dois anos. “De certa forma, através dos relatórios, temos um diagnóstico, uma radiografia da pós-graduação na nossa universidade, com elementos para o PDI”, observa Ronaldo.

A avaliação dos relatórios se dá por dois grandes eixos, o qualitativo (descrição do que faz, os pontos fortes no ensino, na pesquisa, nas relações com a sociedade, etc.) e o quantitativo (dados de produção de dissertações, teses, artigos, etc.). E ao fim se consegue ter indicadores tanto dos pontos positivos quanto das fragilidades de cada programa, a partir do olhar do quem elaborou o documento.

————————————————————

Notícia originalmente publicada no UFBA em pauta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website