UFBA prepara-se para Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

Já começaram os preparativos para o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA, que ocorrerá entre os dia 16 e 18 de outubro deste ano e será composto por apresentações de estudantes bolsistas dos programas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação à Docência (PIBID) e de Educação Tutorial (PET), entre outros, e mesas redondas centradas em categorias temáticas. O projeto surgiu depois dos bons frutos e da movimentação da comunidade universitária produzidos pelo Congresso da UFBA e pelo Semente geraram no ano passado.

A metodologia do evento está focada na apresentação dos trabalhos dos bolsistas para reflexão sobre as atividades realizadas e em mesas redondas encaixadas em oito categorias temáticas: inovação, memória, articulação com a sociedade, reflexões/avaliações sobre a UFBA, questões atualidades Brasil, questões atualidades Mundo, disciplinaridade/ interdisciplinaridade, etica, direitos e diversidade. Algumas serão retomadas do Congresso da UFBA, realizado em julho de 2016, propostas como uma sequência do debate estabelecido no ano anterior.  Além dessas duas atividades, o Congresso também contará com intervenções artísticas, oficinas e exposições espalhadas pelos campi da UFBA.

O Fórum de Artes e Tradições Populares (Forpop), que busca a interação de mestres populares da cultura com a universidade e um evento proposto pelo Fórum Mundial Social 2018 são atividades que serão conectadas ao Congresso. “São atividades paralelas ao Congresso, mas com temáticas que se conectam com a proposta do evento”, comenta Paulo Lima, assessor especial do Reitor e responsável pela concepção e organização geral do evento.

O Congresso também será um momento para comemorar datas importantes dentro da universidade: os 120 anos da Escola Politécnica e os 140 anos da Escola de Belas Artes. “Esperamos que haja uma forte participação das duas escolas que estão realizando essa comemoração”, comenta Paulo Lima. A Edufba também fará parte do Congresso, com uma grande feira de editores.

As inscrições para submissões de trabalhos para bolsistas já estão abertas no site até o dia primeiro de agosto. Logo após essa etapa, começarão  as inscrições para o público em geral. “Queremos a mobilização da comunidade em torno das temáticas vigentes na universidade”, comenta Gilherme Bertissolo, coordenador de produção de difusão da Pró-Reitoria de Extensão e responsável pela organização do evento.

Mais informações serão divulgadas em breve.

Um comentário em “UFBA prepara-se para Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

1. Trabalho excelente e de fundamental importância para as comunidades, dentro deste projeto podemos levantar pesquisa de recuperação e manutenção do meio ambiente, é um plano diretor de urbanização nas comunidades carentes.
    Parabéns a todos que participaram deste maravilhoso Projeto.