Conselho do Sistema Universitário de Saúde já começou a trabalhar

siunis-todos

Membros da comissão deliberativa do Siunis, na Sala dos Conselhos da Reitoria

A UFBA instituiu, na terça-feira, 11, o Conselho Deliberativo do Sistema Universitário de Saúde (Siunis), formado por dirigentes das unidades hospitalares e universitárias de saúde, representantes de servidores técnicos e estudantes. A partir de agora, é ele o responsável por coordenar, integrar e fiscalizar a gestão e a execução da administração acadêmica e assistencial na área de saúde.

“Esse é um momento muito importante, em que se contribui para organizar a gestão democrática”, destacou o reitor João Carlos Salles na abertura da primeira reunião do Conselho, voltada ao debate das propostas de funcionamento.

Essa contribuição, acrescentou, se dá buscando a preservação dos interesses próprios da área de saúde, num controle adequado do sistema, “respeitando a natureza da instituição, voltada ao ensino, pesquisa e extensão”. João Salles classificou a instituição do Conselho como um momento especial de afirmação, de ênfase à “capacidade da própria comunidade de refletir sobre seu destino, avançar, decidir e deliberar criticamente”.

O Siunis, vinculado à Reitoria e com sede no Pavilhão de Aulas da Federação IV, é composto pelo Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos (Com-Hupes), Maternidade Climério de Oliveira (MCO), Hospital de Medicina Veterinária Renato de Medeiros Neto (Hospmev), Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (Smurb), programas e projetos de extensão permanentes e serviços de assistência à saúde vinculados às unidades universitárias.

reitor-presidente-siunis

O reitor João Carlos Salles e o presidente do conselho deliberativo do Siunis, professor Roberto Meyer

O superintendente do Siunis e presidente do Conselho Deliberativo, professor Roberto Meyer, destacou trechos do regimento interno do sistema aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), em 2016, que aborda suas atribuições. Observou que o sistema possibilitou de fato integração e articulação entre as unidades e serviços de saúde e manifestou a expectativa de que as reuniões mensais do Conselho Deliberativo possibilitem a troca de necessidades e posicionamentos entre as unidades e serviços de atenção e assistência à saúde.

“É um espaço privilegiado, onde vamos consolidar o intercâmbio entre as unidades, sem esquecer a autonomia de cada espaço”, disse a superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Mônica Neri. Já a vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva, Ana Villasbôas, comentou que o Sistema Universitário de Saúde ultrapassa as fronteiras da universidade, fortalecendo o setor público nas áreas de saúde e educação no estado.

O Siunis terá seus planos e programas aprovados pelo conselho deliberativo. Os 36 nomes do conselho foram publicados pela portaria Nº 117/2017, de 05 de julho.