Harvey Arellano-Garcia é professor honorário da UFBA

A Universidade Federal da Bahia concedeu o título de professor honorário a Harvey Arellano-Garcia, em cerimônia realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria, na quarta-feira, 26.

Ele é responsável pela realização da Escola de Verão em Salvador que, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), vem incentivando desde 2010 o intercâmbio de docentes e discentes entre a UFBA e instituições de ensino alemãs, contribuindo especialmente para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Escola Politécnica (PEI).

O coordenador do PEI, Cristiano Fontes, agradeceu ao homenageado por sua dedicação em consolidar a parceria que permite a oferta de cursos gratuitos  ministrados por professores de renomadas universidades alemãs a estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA, durante três semanas. “A outorga do título é o reconhecimento ao professor e um marco no processo de internacionalização do nosso programa”, disse.

Já foram feitas três Escolas de Verão, bienais, com a vinda de professores de renomadas universidades alemãs em 2011, 2013 e 2015, e uma quarta edição do projeto está em curso desde 17 de julho, com encerramento previsto para  a sexta-feira, 4 de agosto.

“Um latino-americano que fez carreira na Alemanha é um exemplo para todos nós, que temos muito talento e só precisamos de uma janela de oportunidade para mostrar o que somos capazes de fazer”, disse o vice-reitor da UFBA Paulo Miguez.

No discurso de saudação ao homenageado, a professora Karen Valverde Pontes apontou as oportunidades trazidas a partir desse intercâmbio entre as instituições internacionais, que favorecem a troca de experiências e ações como os doutorados sanduiches – quando os estudantes têm a oportunidade de realizar parte de seus estudos de pós-graduação em universidades de outros países.  “O reconhecimento do valor do seu trabalho está evidenciado pelos inúmeros títulos conquistados ao longo de sua carreira acadêmica, a que hoje se soma o título concedido pela UFBA”, disse.

Peruano de origem, com carreira feita na Alemanha, Arellano-Garia afirmou que, em mais de 25 anos de trabalho acadêmico já deu aulas para estudantes de várias partes do mundo, mas sempre teve o desejo de contribuir especialmente com a América Latina. “Não foi difícil convencer os professores alemães a virem passar algum tempo em Salvador, para dar aulas. Foi um prazer!”, brincou.

“A Escola de Verão com a UFBA é a mais longa num país estrangeiro já financiada pelo DAAD, o que a transforma numa grande realização da UFBA também”, disse o novo professor honorário da UFBA, que prometeu continuar usando sua influência e contatos para dar seguimento ao intercâmbio e à abertura de oportunidades para os estudantes brasileiros na Alemanha.

Harvey Arellano-Garcia é diretor de pesquisa e professor do Departamento de Engenharia Química e de Processos da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e professor visitante da Universidade Técnica de Berlim e da Universidade de Tecnologia Brandemburgo, em Cottbus, Alemanha. Tem vasta experiência em planejamento e gerência de projetos multidisciplinares de sucesso com a indústria. Recebeu vários prêmios, incluindo o de Excelência da Federação Europeia de Engenharia Química.