Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão reúne trabalhos de graduação e pós

thum 2

Trabalhos apresentados por bolsistas de graduação e pós-graduação irão constituir a espinha dorsal do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA, de 16 a 18 de outubro. Esse núcleo central do evento será emoldurado por diversas mesas de debate e intervenções artísticas, dando continuidade ao formato proposto em 2016 pelo Congresso da UFBA, que marcou os 70 anos da Universidade.

“O congresso que estamos preparando equivale ao nosso tradicional Seminário de Pesquisa, mas fortalecido e ampliado. Ele ganha uma nova dimensão”, diz o reitor João Carlos Salles. Até ganharem o formato de seminário deste ano, os seminários estudantis passaram por algumas transformações como a ACTA (Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia) e o Semente (Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão).

Segundo o reitor, as mesas do Congresso deverão propiciar o debate mais profundo e crítico de temas de grande interesse da Universidade, entre os quais os resultados do Congresso da UFBA de 2016, expressos especialmente no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e “questões sociais de grande relevância ligadas ao Fórum Social Mundial, que a Universidade vai acolher em março de 2018”. O Congresso dará espaço também às discussões do Fórum de Artes e Tradições Populares (Forpop), que a UFBA está constituindo nesse momento, com o propósito de criar uma interação entre mestres populares da cultura e a universidade.

O evento também busca integrar a realidade universitária com o Ensino Médio: também fará parte do congresso o UFBA: mostra sua cara!”, evento anual que promove a troca de experiência e informação dos cursos da universidade com o público secundarista. Estão previstas palestras dos professores da UFBA, apresentando seus respectivos cursos, possibilidades acadêmicas e de extensão. O evento pretende alcançar 3000 estudantes do ensino médio, que também poderão visitar stands onde estudantes bolsistas e voluntários apresentarão projetos e tirarão as dúvidas dos secundaristas sobre cursos de graduação da Universidade. O “UFBA: mostra sua cara!” acontecerá no espaço entre o pavilhão de aula da Federação I e o Instituto de Matemática, no campus de Ondina.