Uma universidade em diálogo com saberes populares

Download PDF
Lançamento editais ACCS - FORPOP e FSM2018 (49) II

Editais para o Fórum Social Mundial e o Forpop lançados na Sala do Conselhos

(Na foto externa, Gilberto Leal, um dos organizadores do Fórum Social Mundial, e Genaldo Novaes, líder comunitário ligado ao Ilê Asipá)

Novos passos para abrir fronteiras e estimular o diálogo entre o conhecimento produzido nos laboratórios da UFBA  e os saberes acumulados pelas comunidades no entorno de seus campi foram dados na segunda feira, 7 de agosto, com o  lançamento de dois editais da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) voltados ao novo Fórum de Artes e Tradições Populares (Forpop) e ao Fórum Social Mundial 2018.

Ambos centram-se na atuação do programa de Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) e as chamadas – que contemplam as áreas das artes e cultura; comunicação, direitos humanos e justiça; educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho – possibilitam a concessão de bolsas de monitoria para os estudantes que participarem dos projetos, além de representar umaa oportunidade de trazer mestres populares para ministrar disciplinas na Universidade.

Lançamento editaisCCS - FORPOP e FSM2018 (1)

O reitor João Carlos Salles, com o vice Paulo Miguez à esquerda: integração do ensino, pesquisa e extensão

De acordo com o reitor João Carlos Salles, “a ação reitera a natureza crítica e reflexiva da universidade, reafirmando sua missão que está calcada na união do ensino, pesquisa e extensão. Já que as comunidades nos alimentam, fornecendo pessoas com as mais diversas vivências, precisamos, também, trazer essas comunidades para dentro do espaço universitário”, enfatizou, salientando o caráter colaborativo da proposta idealizada para o Fórum Permanente de Artes e Tradições Populares.

O assessor especial da reitoria, professor Paulo Lima, destacou que, infelizmente, “a universidade já foi planejada com uma distância da cultura popular e essa é a oportunidade que temos de nos aproximarmos, dialogando e interagindo, formando uma rede de relações”.  E o FORPOP pretende ser esse “ambiente de interlocução e construção de ações articuladas pelo reconhecimento do valor acadêmico das diversas formas de produção de conhecimento populares e tradicionais e da sua importância cultural na formação universitária, disse a pró-reitora de extensão, Fabiana Britto.

Lançamento editais ACCS - FORPOP e FSM2018 (53)

Fabiana Britto, pró-reitora de extensão: atenção ao protagonismo participativo da universidade.

Além de reforçar seu papel social como universidade pública, aproximando-se dos mestres e saberes populares, a UFBA também está envolvida na construção do Fórum Social Mundial (FSM – 2018) que sediará e por isso, lançou outra chamada, voltada unicamente para o processo preparatório do evento, contribuindo para qualificar a participação estudantil na programação que será realizada em Salvador, nas dependências da UFBA, durante os dias 13 a 17 de março de 2018 com o tema “Resistir é criar, resistir para transformar”.

 

paulo-lima

Coordenador das entidades negras, Gilberto Leal, e Paulo Lima, assessor especial da Reitoria

Para um dos organizadores do FSM, que também é coordenador nacional das entidades negras, Gilberto Leal, a medida da UFBA chega num “momento especial em que é necessário estar em conexão com as lutas travadas em defesas das várias minorias ao redor mundo e a promover da atuação de professores eestudantes, só vem reforçar esses movimentos”.

 

As inscrições para submissão de propostas poderão ser realizadas até 24 de agosto, consultando os editais no site da PROEXT.

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website