HUPES inaugura importantes serviços de atendimento à população e de pesquisa avançada

Download PDF
Sala de procedimentos da Unidade de Hemodinâmica

Sala de procedimentos da Unidade de Hemodinâmica

(Capa: Sala de monitoramento da Unidade de Hemodinâmica – fotografias de Aristides Alves)

A partir da quinta-feira, 24, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) terá sua capacidade de atendimento ao público ampliada e aperfeiçoada, com a inauguração de cinco serviços: uma unidade de tratamento intensivo (UTI) com 10 leitos, uma enfermaria pediátrica, uma unidade de hemodinâmica, a primeira etapa de reforma do centro cirúrgico e um novo e avançado centro de biologia molecular ligado à investigação de hepatites virais e outras doenças do fígado.

A Unidade de Hemodinâmica vai possibilitar a realização de procedimentos invasivos, diagnósticos e terapêuticos, para as especialidades de cardiologia, angiologia, gastroenterologia e neurologia. A expectativa inicial é de que o HUPES possa realizar 200 procedimentos por mês, com a previsão de dobrar esse número quando o serviço estiver funcionando também no turno noturno. A enfermaria pediátrica tem capacidade de internamento de 30 pacientes.

professor Carlos Paraná no laboratório do Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Merieux

Professor Raymundo Paraná, no laboratório do Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Merieux

Já o Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Merieux, mais um laboratório de biologia molecular aplicada às doenças do fígado financiado pela francesa Fundação Merieux no país, vai garantir  assistência a pacientes de hepatites virais e outras doenças, em associação com o atendimento no SUS.

Esse projeto no Brasil tem a coordenação do professor titular da UFBA Raymundo Paraná, que já garantira, no ano passado, a implantação de um laboratório semelhante no Acre, onde ele tem um largo histórico de serviços prestados para a expansão institucional da medicina e, especialmente, para a pesquisa de doenças hepáticas. O laboratório no HUPES será coordenado pelo professor Andreas Stöcker.

Deverão ser realizados no centro cerca de 150 testes por mês, em paralelo às atividades de formação de bioquímicos, biomédicos, médicos e farmacêuticos, que devem fazer da instituição uma referência para o norte e nordeste do Brasil.

Todos os serviços devem garantir melhores condições ao atendimento dos pacientes e incremento das atividades de ensino e pesquisa. O superintendente do HUPES, professor Antonio Carlos Lemos, enfatiza que as novas instalações, com investimentos de R$ 4,9 milhões, mostram a importância do convênio Ebserh/UFBA/MEC para o HUPES, órgão da UFBA vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

 

Unidade de Tratamento Intensivo

Unidade de Tratamento Intensivo

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website