Interesse acadêmico orienta melhorias e avanços do hospital universitário

Download PDF
Reitor João Carlos Salles inaugura novos serviços no HUPES

Várias placas descerradas na inauguração de novos serviços no HUPES

O interesse acadêmico deve ser levado sempre em consideração no processo de gestão dos hospitais universitários, disse o reitor João Carlos Salles na solenidade de inauguração de uma série de melhorias e novos serviços do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), na tarde da quinta-feira, 24, sem deixar de lembrar aos presentes que o hospital está ligado ao Ministério da Educação (MEC). A própria assistência à saúde, enfatizou, tem que ser pensada também como campo de prática para a formação profissional.

“A UFBA é o sustentáculo fundamental para o custeio do Hospital”, disse em referência ao equilíbrio financeiro da instituição, ressaltando que 30% das despesas com energia elétrica da Universidade, por exempo, são resultantes de demanda do complexo hospitalar. “Não pode haver hospital bem-sucedido se a UFBA não tiver condições de pagar os seus serviços de manutenção, de limpeza, etc”, alertou.

O reitor observou que o processo de retomada das obras para entrega dos novos serviços teve atuação importante da Defensoria Pública e agradeceu a presença dos deputados federais Alice Portugal e Jorge Sola, “que têm atuado em defesa do Hospital em tempo tão difíceis”, além de agradecer a parceiros como o secretário Estadual de educação, Walter Pinheiro, e à senadora Lídice da Mata.

Profissionais de saúde, gestores, parlamentares e a comunidade universitária acorreram à cerimônia  de inauguração que envolvia a unidade de tratamento intensivo (UTI) com 10 leitos, uma enfermaria pediátrica, uma unidade de hemodinâmica, a primeira etapa de reforma do centro cirúrgico e um novo e avançado centro de biologia molecular ligado à investigação de hepatites virais e outras doenças do fígado (veja notícia  publicada em 19/08).

O superintendente do HUPES, professor Antônio Carlos Moreira, ressaltou a importância da inauguração de “serviços que salvam vidas” e afirmou que 100% dos leitos do hospital são regulados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Os usuários do SUS são a razão maior da nossa existência”, disse ele, que informou que o atendimento deve considerar a fila de pacientes e a gravidade dos casos.

“Várias doenças foram descritas aqui pela primeira vez. Este hospital tem o que dizer e o que comemorar”, festejou o professor, para lembrar que no próximo ano serão comemorados os seus 70 anos. Ele destacou as inovações geradas e as contribuições em pesquisa, assistência e formação de profissionais na área de saúde. “O Hospital mudou o perfil de atendimento à população baiana, com atendimento padronizado e assistência multidisciplinar”. Por fim, afirmou que as práticas assistenciais devem ser feitas no hospital e defendeu a ampliação das instalações do Ambulatório Magalhães Neto.

Profissionais de saúde, gestores, parlamentares e a comunidade universitária participaram da cerimônia realizada na quarta-feira (24)

Profissionais de saúde, gestores, parlamentares e a comunidade universitária participaram da cerimônia realizada na quinta-feira, 24

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber de Melo Morais, disse que, como médico e professor, sabe das dificuldades da área da saúde, especialmente na região nordeste. “Os hospitais universitários têm que ser os melhores do Brasil porque daqui saem os profissionais que irão tratar a população”, disse ele, que considera que os hospitais de ensino devem todos estar ligados a universidades. O presidente da Ebserh reafirmou a prioridade de concluir todas as obras inacabadas no Hospital e assumiu o compromisso de recuperar a maternidade Climério de Oliveira.

As inovações geradas pelo HUOES e as contribuições em pesquisa, assistência e formação de profissionais na área de saúde foram destacadas

As inovações geradas pelo HUPES e as contribuições em pesquisa, assistência e formação de profissionais foram destacadas

O secretário estadual de Educação Walter Pinheiro destacou ações de grande relevância que acontecem no HUPES como, por exemplo, as pesquisas com células-tronco coordenadas pelo professor Gildásio Daltro e os serviços de nefrologia que atendem a população de todo o estado. “Os melhores médicos estão aqui”, disse o secretário, ressaltando que alguns desses profissionais têm dado a sua contribuição ao longo de quase 70 anos. Aproveitou o momento para reverenciar especialmente o ex-reitor da UFBA e ex-governador da Bahia, professor Roberto Santos, ali presente, que iniciou suas atividades profissionais no laboratório e em enfermarias do hospital, como destacado pesquisador médico e professor da Faculdade de Medicina.

O subsecretário estadual de Saúde, Adil José Duarte Filho, afirmou que o HUPES tem prestado serviços especialmente à população que tem menos recursos. “Por parte do governo do estado, existe um total reconhecimento à importância desses serviços”, disse, apontando a parceria junto
à instituição como prova da confiança na qualidade dos serviços prestados.

O secretário municipal de Saúde, José Antônio Alves, ressaltou a demanda que existe por novos leitos de UTI e estrutura cirúrgica e a importância da volta do serviço de hemodinâmica, especialmente em uma cidade como Salvador, que apresenta um alto índice de enfartos do miocárdio. “Esse é um serviço que ajuda na solução de problemas com a rapidez necessária”.

A Unidade de Hemodinâmica vai possibilitar inicialmente a realização de 200 procedimentos por mês

A Unidade de Hemodinâmica vai possibilitar inicialmente a realização de 200 procedimentos por mês

A solenidade de entrega dos novos serviços teve início após um minuto de silêncio em memória das vítimas do naufrágio da embarcação que fazia a travessia de Mar Grande a Salvador naquele mesmo dia (Ver nota da Reitoria). As atividades tiveram sequência com a apresentação das novas instalações pelos responsáveis por cada setor, que explicaram cada um dos serviços que permitirão ao HUPES ter sua capacidade de atendimento ao público ampliada e aperfeiçoada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website