Edufba lança edital para publicação de novos livros de autores da Universidade

Download PDF
A UFBA lançará no dia 05 de setembro o Edital de Publicação Geral Judith Grossmann, da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). Com duas novas categorias, a infanto-juvenil e a institucional, o edital prevê a publicação de 39 obras, sendo 30 livros originais, 4 livros eletrônicos, 3 livros com temática institucional e 2 livros com temática infanto-juvenil. O lançamento ocorrerá das 18h30 às 20h30, na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFBA.
lancamento_coletivo-set_lista

Edital homenageia escritora e professora emérita da UFBA e titular de teoria literária do Instituto de Letras

O assessor especial da Reitoria da UFBA, Paulo Costa Lima, define o edital como um grande avanço em termos de política editorial. “No edital passado, recebemos mais de 100 propostas e selecionamos mais de 30 exemplares. Esse mecanismo de edital é uma ótima alternativa para conseguir acolher sugestões de todas as áreas da universidade. Com esse novo, queremos consolidar essa prática e também homenagear uma pessoa muito querida e importante para a UFBA, a professora Judith Grossmann. Muitas pessoas se dedicaram à Universidade, a Judith foi uma delas. A homenagem com o edital é um gesto de reconhecimento e uma maneira de manter sua obra viva.”

Judith Grossmann foi professora emérita da UFBA titular de teoria literária do Instituto de Letras até 1990, quando se aposentou. Ela faleceu em 2015. Durante toda a carreira, exerceu a atividade teórico-crítica, com uma vasta produção acadêmica e literária. Autora de romances, contos e poesia e também do livro Temas de Teoria da Literatura, Grossmann tem sido estudada nos cursos de graduação e pós-graduação em letras da UFBA e de outras instituições.
Até 2016, a Edufba lançava três editais que contemplavam três categorias diferentes: livros impressos, livros eletrônicos e livros de dramaturgia. Neste ano, outras categorias foram adicionadas e agrupadas em um único edital. “Lançamos a categoria ‘institucional’, porque no edital passado recebemos muitos exemplares que traziam a UFBA como objeto de estudo. Os livros versavam sobre temas como ensino a distância, saúde coletiva, bacharelado interdisciplinar, entre outros. Estamos bem animados também com o lançamento da categoria infanto-juvenil, esperamos que seja bem recebida. Essa categoria tem crescido bastante e estamos apostando nessa produção”, afirma Suzana Barros, coordenadora editorial da editora.
O período de inscrições será do dia 05 de setembro ao dia 31 de outubro. Os interessados deverão apresentar um original impresso e identificado, um original impresso sem identificação, uma mídia com o conteúdo gravado, um breve resumo do livro, uma ficha com seus dados e um ofício requerendo a avaliação do exemplar. A avaliação será feita por um conselho editorial formado por professores da Universidade de diferentes áreas.
No dia 05 de setembro, haverá também o lançamento de quatro novos títulos, com a presença de seus respectivos autores ou organizadores, que estarão disponíveis para sessão de autógrafos e bate-papo. Com o objetivo de difundir e promover maior acesso às produções científicas de diferentes áreas do conhecimento, a Editora vai oferecer descontos de 50% para os seus lançamentos, e de 40% para os livros publicados no primeiro semestre de 2017.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website