Professor emérito da USP, Ruy Fausto reflete sobre a esquerda em palestra na UFBA

Download PDF

ruyfausto“Para uma reconstrução da esquerda” é o título da palestra que o professor Ruy Fausto, do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) faz, na próxima quarta-feira, 11, às 09h30, na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, próxima à Reitoria, no Canela.

Ele se propõe a examinar “os fundamentos da política da esquerda, diante da ofensiva nacional e internacional das direitas na atualidade”. Para tanto, deve se fazer um “exame das patologias que afetaram a esquerda nos últimos cem anos, como o totalitarismo, a mais grave destas expressões, o populismo e a adesão ao sistema”.

Segundo Ruy Fausto, “invertendo os sinais dessas patologias, pode-se definir, positivamente, alguns dos eixos fundamentais das práticas legítimas da esquerda: a luta pela democracia, a luta contra o “patrimonialismo“, a luta pela igualdade (aos quais será preciso acrescentar pelo menos mais um, a luta em defesa do meio ambiente) ”.

O professor emérito da USP explica que é preciso tentar “pensar essa agenda, em suas duas faces, no contexto das condições em que se vive, hoje, a luta política, no Brasil e no mundo.  Do conjunto dessa narrativa, ao mesmo tempo teórica e histórica, se depreendem, sem ruptura, alguns elementos essenciais a uma reconstrução da esquerda”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website