Programação diversificada no último dia do Congresso

Pró-reitora de Extensão Fabiana Dultra coordena fórum que reunirá todas as ACCS da UFBA

Mesas-redondas, compartilhamento de experiências e articulações em rede, com pesquisadores, ativistas e técnicos especializados. A programação do congresso na quarta-feira, 18 de outubro, no campus de Ondina, traz temas que abarcam grande diversidade de interesses.

Durante a manhã, no Auditório 1 da Faculdade de Arquitetura, haverá uma audiência pública sobre o Estatuto Municipal da Igualdade Racial e Tolerância Religiosa, com o professor Samuel Vida, da Faculdade de Direito, e os vereadores Moisés Rocha, Sílvio Humberto, Luiz Carlos Suíca e Hilton Coelho. Proposto em legislatura anterior, o projeto está em tramitação na Câmara dos Vereadores, e será debatido com a comunidade a fim de ser reapresentado e votado em novembro, mês da consciência negra.

Na mesma faculdade, no Auditório 2, durante todo o dia, haverá, pela primeira vez na universidade, um fórum que reunirá todas as ACCS da UFBA. Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) é um componente curricular em que estudantes e professores, em uma relação com grupos da sociedade, desenvolvem ações de extensão no âmbito da criação, tecnologia e inovação, promovendo o intercâmbio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação. Com o nome Pontos Críticos em Extensão – Ação Curricular em Comunidade e Sociedade: Perspectivas e Desafios Para Curricularização da Extensão, o encontro será coordenado pela pró-reitora de extensão, Fabiana Dultra, e pelos professores Cristiana Mercuri e Cláudio Romão, além dos coordenadores das ACCS em atividade na UFBA, que são mais de 50 atualmente.

Já o Instituto de Geociências abrigará, durante a manhã, a mesa-redonda Fomento à pesquisa em tempos de crise, com participação dos professores Antônio de Souza Queiroz (IGEO-UFBA), Gesil Amarante (UESC) e Aristeu Vieira (UEFS). Os recentes cortes de verbas para as universidades devem ser abordados pelos pesquisadores, membros de diferentes universidades públicas baianas.

Atriz Meran Vargem participa de mesa sobre Pesquisa e Pós-Graduação em Artes

Dialogando com este debate, o PAF V abrigará pela tarde a mesa O Serviço Público em Questão: Privatização e Desmonte, com a presença das professoras da UFBA Graça Druck e Lana Bleicher, e da UFG, Jacqueline Lima. As consequências do aumento da terceirização, das privatizações e da demonização do Estado pela ideologia neoliberal serão explanadas e debatidas com os presentes.

Outra atividade que merece atenção é a mesa História das Ciências na Bahia – Diversidade de Objetos, Métodos e Abordagens, que acontecerá durante todo o dia na Faculdade de Comunicação, com professores oriundos de diferentes áreas. A sessão da manhã contará com a participação do ex-reitor Naomar de Almeida Filho, Fernanda Rebelo Pinto, Alessandra Barros, Rejane Lira, Jairo Robles-Piñeros e Leyla Joaquim. Já pela tarde, estarão presentes Amilcar Baiardi, Frederik Santos, Thiago Hartz, Indianara Silva, Leticia Pereira e Lázaro Cunha.

O Instituto de Física realizará o I Colóquio de Pesquisa e Inovação do Instituto. A mesa temática se chamará Áreas de Pesquisa do IFUFBA: Presente e Futuro, e acontecerá pela manhã na sede do Instituto, com a participação dos professores Suani Tavares Pinho, Carlos Lentini, Jorge Malbouisson, Mário Bertin e Cássio Pigozzo.

Ainda debatendo a pesquisa acadêmica, a mesa Pesquisa e Pós-Graduação em Artes na UFBA: Desafios e Perspectivas acontecerá pela manhã na Escola de Veterinária, com a participação de professores oriundos de diferentes escolas e linguagens artísticas: Meran Vargens, Lucas Robatto, Antônia Pereira Bezerra, Laila Rosa, Daniela Amoroso e Rosa Gabriella Gonçalves.

Pela tarde, no mesmo local, será debatido um tema de grande interesse para os estudantes da UFBA: Assistência Estudantil e Mobilidade Internacional, com a presença de Elizabeth Ramos, Noédson Santos, Jamile Gonçalves, Fernanda Nascimento Ciro e Juliana Oliveira.

Outro tema de grande interesse público é o de Acessibilidade e Permanência de pessoas com deficiência na universidade, onde será feita uma apresentação e um balanço das atividades do NAPE – Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE). Acontecerá pela manhã no PAF III, com a participação de Álon Maurício Silva, Elizabeth Reis Teixeira, Euler Penha, Carlos do Carmo e Maurício Souza.

As inscrições para o congresso são gratuitas e continuam abertas no endereço: http://www.congresso2017.ufba.br/