Começa na quinta feira o debate sobre políticas de ações afirmativas na pós-graduação

Download PDF

Uma mesa sobre “Políticas de Ações Afirmativas na Universidade – o caso da Pós-Graduação”, será realizada na quinta, 3 de novembro, no Auditório II da Faculdade de Arquitetura. O evento integra o esforço da Reitoria pelo aprimoramento da política de ações afirmativas da UFBA, que inclui, em paralelo a uma série de outras iniciativas, a reserva de vagas na pós-graduação para pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e trans.

Foi em 27 de setembro passado que a reitoria institui uma comissão para propor aos conselhos superiores e à administração central da universidade a política de ações afirmativas para a pós-graduação. Os trabalhos dessa comissão se desenvolvem em duas vertentes: primeiro, minutar uma resolução sobre reserva de vagas para essa população, de modo a garantir uma maior diversidade cultural na pós, que reflita melhor as características locais de onde a UFBA se insere, e em segundo lugar, promover um amplo debate/construção de uma política de ações afirmativas que envolva, entre outras coisas, incentivos para acesso e manutenção desses grupos na pós-graduação stricto sensu.

No âmbito dessa segunda vertente a Reitoria organizará debates para aprofundar o tema com a comunidade universitária, dos quais a mesa “Políticas de Ações Afirmativas na Universidade – O caso da Pós-Graduação” é justamente o ponto de partida.

Três palestrantes vão expor o tema para dar início aos debates: os professores Kabengele Munanga, da Universidade de São Paulo (USP), José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília (UnB) e Maria Rosário Gonçalves de Carvalho, da UFBA

Um comentário em “Começa na quinta feira o debate sobre políticas de ações afirmativas na pós-graduação

  1. Qual o horário? Não vi na matéria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website