Convite a traçar um plano institucional de pesquisa que contribua para a internacionalização da universidade

Download PDF

inteternacionalizaçãoA Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Criação (Propci) está convidando todos os professores que têm projetos de pesquisa na UFBA, em especial seus coordenadores, para uma reunião no salão nobre da reitoria na segunda-feira, 18 de dezembro, a partir das 16 horas. O objetivo é começar a discutir um plano institucional e um conjunto de projetos de pesquisa que devem integrá-lo, para submissão à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até 18 de abril de 2018.

Essa submissão se dará no âmbito do primeiro edital do Programa Institucional de Internacionalização, o chamado Capes-Print, lançado pela instituição em meados de novembro (Edital de nº 41/2017). A comunidade científica de todo o país já vem sendo informada, por meio de uma série de reuniões convocadas pela própria Capes, de que a proposta de internacionalização da pesquisa se articula com o programa um tanto polêmico de identificação das universidades de excelência.

O reitor João Carlos Salles estará presente na reunião do dia 18 e, de acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Criação, Olival Freire, seria interessante que tanto os participantes de grupos de pesquisa que já têm uma forte inserção internacional quanto os que ainda se mobilizam pouco nesse front, mas têm potencial para transitar num ambiente mais expandido, não deixem de participar dessa primeira conversa.

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website