Inscrições para participação da comunidade UFBA no Fórum Social Mundial 2018 já estão abertas

forum 2018 2Já se encontram abertas as inscrições para a participação da comunidade UFBA na próxima edição do Fórum Social Mundial (FSM), que acontecerá entre os dias 13 e 17 de março de 2018, em Salvador, e contará com uma intensa participação da Universidade Federal da Bahia, que irá acolhê-la no âmbito do projeto “UFBA, Movimentos Sociais e Desafios da Contemporaneidade”, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão — PROEXT/UFBA.

As propostas deverão ser inscritas até dia 22 de janeiro de 2018 através dos links abaixo e o resultado da seleção será divulgado até dia 22 de fevereiro. A programação completa das propostas selecionadas estará disponível no dia 08de março. A UFBA estará assim rica e diversamente representada e sua programação incorporada ao programa geral do FSM 2018.

Trata-se de uma oportunidade diferenciada de aprofundar as questões pertinentes a inúmeros campos de pesquisa e extensão, permitindo, ainda, a projeção nacional e internacional dos trabalhos aqui realizados, também estimulando intenso intercâmbio da UFBA com pesquisadores, movimentos sociais e manifestações culturais do Brasil e de diversas regiões do mundo.

Sendo assim, a comunidade universitária é convidada a participar desse evento com suas melhores energias e argumentos. Tal participação será dividida em três modalidades, que estarão articuladas aos temas do FSM 2018:

• Sessões temáticas
    • Os professores vinculados aos programas institucionais de pesquisa, ensino e extensão da Universidade serão convidados a propor trabalhos em conjunto com estudantes da Graduação e/ou da Pós-Graduação sob sua orientação. De forma especial, cabem aqui reapresentações de trabalhos do Congresso UFBA 2017, com ênfase sobre a articulação com a sociedade (cada trabalho disporá de 30 minutos, além da discussão). As propostas serão agrupadas a partir dos temas elencados pelo FSM 2018 (vide abaixo), tendo cada sessão a duração de duas horas, sempre no turno matutino. Submissões em  https://goo.gl/forms/CgKEpZZe6YqM48df1
  • Mesas
    • As Mesas Temáticas terão duração de 3 horas e serão selecionadas dentre as propostas enviadas por docentes, que mobilizarão convidados e interações com os convidados do FSM 2018, sempre na perspectiva dos temas do evento. Submissões em https://goo.gl/forms/sMNRObm4WnAlF4Wr1
  • Intervenções artísticas e oficinas
    • Os campi da UFBA serão ocupados por intervenções artísticas e oficinas propostas pela comunidade universitária, em diálogo com os temas do FSM2018. Submissões em https://goo.gl/forms/2vhVhj5Vkr1Gziqo2

Forum 2018 4Temas do FSM 2018:

1. Ancestralidade, Terra e Territorialidade
  2. Comunicação, Tecnologias e Mídias livres
  3. Culturas de Resistências
  4. Democracias
  5. Democratização da Economia
  6. Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental
  7. Direito à Cidade
  8. Direitos Humanos
  9. Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos
  10. Feminismos e Luta das Mulheres
  11. Futuro do FSM
  12. LGBTQI+ e Diversidade de Gênero
  13. Lutas Anticoloniais
  14. Migrações
  15. Mundo do Trabalho
  16. Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia
  17. Paz e Solidariedade
  18. Povos Indígenas
  19. Vida Negras Importam

Vários membros de nossa comunidade universitária já estão engajados nos Grupos de Trabalho (GTs) do FSM 2018, sendo este um outro modo pelo qual professores, estudantes e técnicos podem participar do evento. A lista completa dos GTs e respectivos contatos encontra-se em www.fsm2018.org.

Tem alguma dúvida? Mande um e-mail para ufba.fsm2018@ufba.br.