Prazo para submissão de propostas da comunidade UFBA no FSM 2018 encerra em 22 de janeiro

Download PDF

banner_sessãos_miltonEstá se aproximando o encerramento do prazo de submissão de propostas da comunidade universitária para o Fórum Social Mundial, evento que a UFBA sediará entre os dias 13 e 17 de março. Até a segunda-feira, 22 de janeiro, as propostas de mesas, sessões temáticas, intervenções artísticas e oficinas devem ser submetidas nas respectivas páginas. O FSM 2018 está alinhado ao projeto “UFBA, Movimentos Sociais e Desafios da Contemporaneidade”, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão — PROEXT/UFBA.

Há uma expectativa de grande envolvimento da comunidade acadêmica, permitindo um intercâmbio da UFBA com pesquisadores, movimentos sociais e manifestações culturais do Brasil e do mundo, além de dar projeção internacional aos trabalhos aqui realizados. Tal participação será dividida em três modalidades, que estarão articuladas aos temas do FSM 2018:

Sessões temáticas

Os professores vinculados aos programas institucionais de pesquisa, ensino e extensão da Universidade estão convidados a propor trabalhos em conjunto com estudantes da Graduação e/ou da Pós-Graduação sob sua orientação. As propostas serão agrupadas a partir dos temas elencados pelo FSM 2018 (vide abaixo), tendo cada sessão a duração de duas horas, sempre no turno matutino.

Submissões em https://goo.gl/forms/CgKEpZZe6YqM48df1

Mesas

As mesas temáticas terão duração de 3 horas e serão selecionadas dentre as propostas enviadas por docentes.

Submissões em https://goo.gl/forms/sMNRObm4WnAlF4Wr1

Intervenções artísticas e oficinas

Os campi da UFBA serão ocupados por intervenções artísticas e oficinas propostas pela comunidade universitária, em diálogo com os temas do FSM2018.

Submissões em https://goo.gl/forms/2vhVhj5Vkr1Gziqo2

Vários membros da comunidade universitária já estão engajados nos Grupos de Trabalho (GTs) do FSM 2018, sendo este um outro modo pelo qual professores, estudantes e técnicos podem participar do evento. A lista completa dos GTs e respectivos contatos encontra-se em www.fsm2018.org.

forum 2018Criado em 2001 por organizações e movimentos sociais, como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, o FSM tornou-se um espaço privilegiado de articulação da sociedade civil planetária e da construção de alternativas sócio-políticas ao neoliberalismo, com o lema “Um outro mundo é possível”. Após as primeiras edições em Porto Alegre (2001, 2002, 2003 e 2005), o FSM percorreu o mundo com encontros em Mumbai, Caracas, Karashi, Bamako, Nairobi, Belém, Dacar, Tunis e Montreal, vindo agora para a Bahia.

Com o lema “Resistir é criar, resistir para transformar”, o FSM 2018 reunirá movimentos sociais de todos os continentes, e há uma expectativa de atrair mais de 60 mil pessoas à cidade de Salvador. Apesar do evento ter como território principal o campus de Ondina, outros espaços por toda a cidade serão ocupados, do Parque do Abaeté ao Parque São Bartolomeu.

Tem alguma dúvida? Mande um e-mail para ufba.fsm2018@ufba.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website