Arte, ciência, defesa da universidade pública e protestos marcaram primeiros dias do Fórum na UFBA

Download PDF

Valorização da ciência e das artes, defesa da universidade pública e gratuita, luta dos movimentos sociais e debates sobre a necessidade de resistir para manter e fazer avançar a democracia marcaram os primeiros dias da participação da UFBA, anfitriã do evento, no Fórum Social Mundial 2018, que aconteceu de 13 a 17 de março em Salvador. A cerimônia de abertura no salão nobre da reitoria homenageou o casal de cientistas Sônia Andrade, 89 anos e Zilton Andrade, 93 anos, e o centenário do artista plástico e escritor Mestre Didi. Encerrada essa solenidade, uma marcha saída da reitoria se reuniu no Campo Grande à grande marcha geral de abertura do Fórum, que seguiu pelo centro da cidade até a Praça Castro Alves, na tarde e começo da noite da terça feira, 13.

O reitor João Carlos Salles enfatizou na cerimônia inaugural e em múltiplas outras ocasiões que as universidades públicas têm por vocação servir à liberdade e à democracia, como lugar da ampliação de direitos e combate às desigualdades, enquanto produz e difunde conhecimentos. “Estamos acolhendo um grande evento, um lugar de reflexão, de crítica, de resistência. Acredito, sim, que outro mundo é possível, um mundo diferente, sem desigualdades, um mundo livre, mas nenhum mundo vale a pena sem uma universidade pública e de qualidade”, disse.

Na quinta-feira,15, o clima do Fórum foi tomado pela comoção que o o assassinato da vereadora, socióloga e ativista social Marielle Franco, na noite de quarta-feira, espalhou por todo o país. Ao abrir os trabalhos da manhã no salão nobre da reitoria, João Salles pediu um minuto de silêncio em homenagem à parlamentar, compondo ali uma cena emocionante, e horas mais tarde uma marcha de protesto que mobilizou grande parte dos participantes do Fórum saiu do campus de Ondina para as ruas de seu entorno.

 

FICHA TÉCNICA

PRODUÇÃO E REPORTAGEM
GISELE SANTANA

PRODUÇÃO OPERACIONAL
DAN HUDSON

EDIÇÃO
DAN HUDSON

IMAGENS
DANILO DUARTE
LINCOLN ARAMAIKO
ISADORA SARNO
BIA PENIDO
JOÃO PAULO GARCIA
CARLÃO MIRANDA

TÉCNICO DE ÁUDIO
NATTAN CERQUEIRA
DANILO DUARTE

VINHETA
IARA PATIÑO
NÍVIA ANUNCIAÇÃO

ASSISTENTES DE PRODUÇÃO
LAILA NERY

PRODUÇÃO DE LINHA
KARINA SERRA

COORDENAÇÃO
MARILUCE MOURA

_________________________________________

Inscreva-se no nosso canal!
www.youtube.com/tvufba

Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/WEBTVFUBA
Twitter: https://www.twitter.com/webtvufba
Instagram : https://www.instragram.com/tvufba
Site Oficial: http://www2.tv.ufba.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website